Resenha do artigo:
Ramos MC, Passone JAL, Lopes ACF, Safatle-Ribeiro AV, Ribeiro Júnior U, de Soárez PC. Economic evaluations of colorectal cancer screening: A systematic review and quality assessment. Clinics (Sao Paulo). 2023 Apr 24;78:100203. doi: 10.1016/j.clinsp.2023.100203. Epub ahead of print. PMID: 37099816. https://doi.org/10.1016/j.clinsp.2023.100203
O câncer colorretal (CCR) é o terceiro tipo de câncer mais comum em todo o mundo e ocupa o segundo lugar em termos de mortalidade. Historicamente, o CCR tem sido um problema generalizado nos países de alta renda, mas têm-se registrado taxas de incidência crescentes nos países em desenvolvimento, como a Europa Oriental, o sudeste e centro-sul da Ásia e a América do Sul. Nos últimos anos, o Brasil tem revelado a maior incidência a nível mundial, seguido da Costa Rica e das Filipinas. A carga econômica relacionada com o tratamento do câncer na sociedade é substancial. As despesas com o tratamento, bem como os custos indiretos relacionados com a perda de produtividade e a incapacidade, têm um forte impacto nos sistemas de saúde de todos os países. Programas de rastreamento do CCR para detecção e tratamento precoces têm sido implantados em vários países de alta renda.
O objetivo dessa revisão foi fornecer dados detalhados da evidência existente sobre as avaliações econômicas dos programas de rastreamento do CCR para justificar e apoiar o desenvolvimento de estudos de avaliação econômica de programas de rastreamento do CCR, em países de baixa e média renda.
A revisão sistemática foi realizada por quatro revisores independentes. A busca foi realizada em bases de dados e registros (MEDLINE (via PubMed), EMBASE, Web of Science, SCOPUS, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Regional Virtual Health Library, Center for Reviews and Dissemination (CRD) Databases (Database of Abstracts of Reviews of Effects (DARE), the National Health Service Economic Evaluation Databases (NHS EED), and the Health Technology Assessment Database (HTA)). As publicações consideradas elegíveis foram recuperadas e os dados extraídos por cada revisor de maneira independente. Os estudos foram analisados de acordo com o checklist “Consolidated Health Economic Evaluation Reporting Standards Statement” (CHEERS) para avaliação da qualidade do relato. Foi fornecida uma síntese narrativa e os dados foram sumarizados em tabelas.
A busca recuperou 30.220 registros e após o processo de seleção 79 estudos foram incluídos. A maioria dos estudos (91%) foi realizada em países de alta renda e da perspectiva de terceiros pagadores. Os modelos de Markov foram predominantemente utilizados, embora modelos de microssimulação tenha sido cada vez mais adotados nos últimos 15 anos. Os autores identificaram 88 estratégias de rastreamento diferentes para o CCR, que diferiam em relação ao tipo de técnica (isolada ou combinada) e ao intervalo de rastreamento. O teste imunoquímico fecal anual foi a estratégia de rastreamento mais predominante. Todos os estudos apresentaram resultados custo-efetivos em comparação aos cenários sem rastreamento. Um quarto das publicações apresentou resultados cost-saving (mais efetivo e mais barato).
Essa revisão sistemática pode apoiar o desenvolvimento de estudos de avaliação econômica de programas de rastreamento do CCR, em países de baixa e média renda. Pode melhorar o processo de tomada de decisão e a qualidade dos futuros estudos desenvolvidos localmente. Forneceu um resumo exaustivo dos resultados de eficiência e explicitou as questões metodológicas importantes dos estudos revisados. Os autores identificaram as estratégias de rastreamento implantadas, os modelos de análise de decisão utilizados para estimar os custos e benefícios em saúde e as razões de custo-efetividade incremental relatadas. A síntese apresentada apontou que o rastreamento pode prevenir a doença, reduzir a sua mortalidade, além de evitar despesas de saúde. Dessa forma, programas de rastreamento do CCR devem ser considerados uma prioridade nas políticas de saúde pública.
Elaborada por |
---|
Patrícia Coelho de Soárez |
Data da Resenha |
---|
02/05/2023 |
Eixo Temático |
---|
Outras Doenças Não-Transmissíveis |
Eixo Metodológico |
---|
Revisões Sistemáticas da Literatura |