Estimativa dos custos diretos da doença cardíaca isquêmica: evidência de um hospital de ensino no Brasil, estudo de coorte retrospectivo

Resenha do artigo:
Schlatter RP, Hirakata VN, Polanczyk CA. Estimating the direct costs of ischemic heart disease: evidence from a teaching hospital in BRAZIL, a retrospective cohort study. BMC Cardiovasc Disord. 2017 Jul 4;17(1):180. doi: 10.1186/s12872-017-0615-1. PMID: 28676042; PMCID: PMC5496598.

A identificação dos custos do tratamento constitui-se em uma etapa importante na medida em que fornece uma linha basal para avaliações econômicas completas. O artigo “Estimating the direct costs of ischemic heart disease: evidence from a teaching hospital in Brazil, a retrospective cohort study” teve como objetivo estimar os custos diretos do manejo de pacientes com cardiopatia isquêmica na perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS).

O estudo observou os objetos da análise, tanto em nível ambulatorial quanto hospitalar, em uma amostra de 330 pacientes, abrangendo um período de 10 anos de seguimento. A pesquisa utilizou o método de microcusteio bottom-up, considerado padrão-ouro para análises econômicas.

A expectativa é que os resultados deste estudo sirvam para embasar o eixo de custos em futuras análises econômicas no tema e para a comparação entre o valor de remuneração do SUS e o custo real da instituição que está sendo estimado em novo projeto como forma de instrumentalizar as políticas públicas em saúde em contexto de restrição econômica.

Elaborada por
Eduardo Gehling Bertoldi
Data da Resenha
16/08/2017
Eixo Temático
Doenças Cardiovasculares e Fatores de Risco
Eixo Metodológico
Análises Econômicas

Compartilhe: