Efetividade a longo prazo de recomendações não medicamentosas para o tratamento de hipertensão arterial em um ambiente clínico

Resenha do artigo:

Riegel G, Moreira LB, Fuchs SC, Gus M, Nunes G, Correa V Jr, Wiehe M, Gonçalves CC, Fernandes FS, Fuchs FD. Long-term effectiveness of non-drug recommendations to treat hypertension in a clinical setting. Am J Hypertens. 2012 Nov;25(11):1202-8. doi: 10.1038/ajh.2012.103. Epub 2012 Jul 19. PMID: 22810842.

Intervenções não farmacológicas têm sido eficazes para controlar a pressão arterial em ensaios clínicos, mas a sua efetividade a longo prazo na prática clínica ainda não foi documentada.

Foi realizado um estudo prospectivo em que foram acompanhados 825 pacientes, por um período de em torno de 2 anos, que receberam recomendações não farmacológicas para tratar hipertensão. Os desfechos analisados foram a alteração da pressão arterial e a taxa de controle da pressão arterial relacionado à adesão as recomendações de uma dieta com pouco sal e de baixa caloria, além de atividade física.

A adesão a atividades físicas não foi associada com um redutor da pressão arterial, o que pode estar associado à ineficácia do método de prescrever este tipo de recomendação.

Entretanto, adesão a dietas com baixo teor de sal e baixa caloria foi associada com redução clinicamente relevante da pressão arterial em longo prazo e melhor controle da hipertensão em um ambiente clínico (ambulatorial ou hospitalar). Alteração na dieta como parte de uma mudança do estilo de vida, é apontada como uma importante estratégia para a melhora das taxas de controle da pressão arterial.

Elaborado por:
Rodrigo Saar da Costa
Data da Resenha:
30/11/2014
Eixo Temático:
Hipertensão Arterial/Diabetes Mellitus/Obesidade/Terapias
Eixo Metodológico:
Ensaios Clínicos Randomizados

Compartilhe: