Custo-efetividade a longo prazo de testes diagnósticos para avaliação da dor torácica estável: análise modulada de estratégias anatômicas e funcionais

Resenha do artigo:

Bertoldi EG, Stella SF, Rohde LE, Polanczyk CA. Long-term Cost-Effectiveness of Diagnostic Tests for Assessing Stable Chest Pain: Modeled Analysis of Anatomical and Functional Strategies. Clin Cardiol. 2016 May;39(5):249-56. doi: 10.1002/clc.22532. Epub 2016 Apr 15. PMID: 27080921; PMCID: PMC6490729.

O estudo “Long-term Cost-Effectiveness of Diagnostic Tests for Assessing Stable Chest Pain: Modeled Analysis of Anatomical and Functional Strategies” investigou testes diagnósticos em cardiopatia isquêmica estável, no contexto do SUS, de 2011 a 2014, envolvendo pesquisadores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Pelotas. Sob metodologia de ampla revisão sistemática da literatura, com relação ao desempenho de todos os métodos diagnósticos disponíveis para exame de pacientes com suspeita de cardiopatia isquêmica estável, a pesquisa buscou fornecer dados úteis para gestores de saúde, permitindo a definição dos testes mais custo-efetivos do ponto de vista do SUS, assim otimizando a alocação de recursos financeiros.

Economia para o sistema, com a escolha de estratégias mais custo-efetivas, e aumento da eficiência no atendimento, com a definição de protocolos de abordagem dos pacientes que são baseados em evidências científicas são alguns dos benefícios que a aplicação dos resultados poderá trazer para a sociedade. A aplicabilidade, no entanto, dependerá da disposição dos gestores para transportar o dado científico de custo-efetividade para políticas de saúde, seja no formato de diretrizes que guiam as condutas, ou de portarias do Ministério da Saúde. Os achados têm o potencial de gerar economia significativa, ao apontar métodos diagnósticos mais custo-efetivos e, também, ao direcionar o investimento já existente para métodos mais eficazes, de otimizar a eficiência.

Elaborado por:
Eduadro Gehling Bertoldi
Data da Resenha:
06/01/2017
Eixo Temático:
Outras Doenças Não-Transmissíveis
Eixo Metodológico:
Análises Econômicas

Compartilhe: