Avaliações econômicas sobre radioterapia estereotáxica ablativa para o tratamento de câncer de pulmão

Resenha do artigo:

Maia FHA, Rozman LM, Carvalho HA, de Soárez PC. Systematic review of economic evaluations on stereotactic ablative radiotherapy (SABR) compared to other radiotherapy techniques or surgical procedures for early-stage non-small cell lung cancer. Cost Eff Resour Alloc. 2023 Jan 16;21(1):4. doi: 10.1186/s12962-023-00415-1. PMID: 36647118; PMCID: PMC9841623.

No Brasil, o câncer de pulmão é o quarto tipo mais comum. Nos estádios iniciais do câncer de pulmão de células não pequenas (CPNPC), o tratamento padrão ouro é a lobectomia, que é um procedimento cirúrgico. Em pacientes considerados inoperáveis por condições clínicas e nos que recusam a realização do procedimento cirúrgico, a radioterapia estereotáxica ablativa (SABR) é recomendada como alternativa. No entanto, não está claro se esta técnica é custo-efetiva e ela não é amplamente disponível no Sistema Único de Saúde.

O objetivo do estudo foi realizar uma revisão sistemática de estudos de avaliação econômica que compararam a SABR com outra técnica de radioterapia ou técnica cirúrgica no tratamento destes pacientes, visando compreender a literatura já existente, revisar questões metodológicas e informar o desenho de estudos futuros.

A revisão sistemática foi realizada por quatro revisores independentes. A busca foi realizada em bases de dados e registros (Medline, Scopus e EMBASE, dentre outros). As publicações consideradas elegíveis foram recuperadas e os dados extraídos por cada revisor de maneira independente. Os estudos foram analisados de acordo com o checklist “Consolidated Health Economic Evaluation Reporting Standards Statement” (CHEERS) para avaliação da qualidade do relato. Além disso, também foram avaliadas a qualidade das evidências utilizadas nos estudos que utilizaram técnicas de modelagem e a presença de conflitos de interesse.

A busca recuperou 1.190 registros e após o processo de seleção, 9 estudos foram incluídos. Sete deles basearam-se em técnicas de modelagem, dos quais cinco utilizaram modelos de Markov. A maioria utilizou dados de baixa qualidade em parâmetros cruciais, como sobrevida e recorrência. No subgrupo que comparou apenas técnicas de radioterapia (n=3), todos favoreceram a SABR. No subgrupo que comparou radioterapia com procedimentos cirúrgicos (n=6), a SABR foi recomendada em comparação com as técnicas menos radicais, enquanto em comparação à lobectomia a SABR foi recomendada em apenas um de quatro estudos. A proporção de itens devidamente informados do checklist CHEERS variou de 29% a 67%.

Os estudos incluídos apoiam a SABR como radioterapia recomendada para CPNPC em estádio inicial e não chegaram a uma decisão unânime sobre o uso em comparação com cirurgias. No entanto, os relatos dos estudos não forneceram algumas informações metodológicas, não sendo possível avaliar a transferibilidade dos resultados, em especial para países de média ou baixa renda, onde as questões de implementação envolvem custos que não foram contemplados nestes estudos.

Elaborada por
Fernando Henrique de Albuquerque Maia
Patrícia Coelho de Soárez
Data da Resenha
15/02/2023
Eixo Temático
Outras Doenças Não-Transmissíveis
Eixo Metodológico
Revisões Sistemáticas da Literatura
Compartilhe: