Resenha do artigo:
Maia FHA, Rozman LM, Carvalho HA, de Soárez PC. Systematic review of economic evaluations on stereotactic ablative radiotherapy (SABR) compared to other radiotherapy techniques or surgical procedures for early-stage non-small cell lung cancer. Cost Eff Resour Alloc. 2023 Jan 16;21(1):4. doi: 10.1186/s12962-023-00415-1. PMID: 36647118; PMCID: PMC9841623.
No Brasil, o câncer de pulmão é o quarto tipo mais comum. Nos estádios iniciais do câncer de pulmão de células não pequenas (CPNPC), o tratamento padrão ouro é a lobectomia, que é um procedimento cirúrgico. Em pacientes considerados inoperáveis por condições clínicas e nos que recusam a realização do procedimento cirúrgico, a radioterapia estereotáxica ablativa (SABR) é recomendada como alternativa. No entanto, não está claro se esta técnica é custo-efetiva e ela não é amplamente disponível no Sistema Único de Saúde.
O objetivo do estudo foi realizar uma revisão sistemática de estudos de avaliação econômica que compararam a SABR com outra técnica de radioterapia ou técnica cirúrgica no tratamento destes pacientes, visando compreender a literatura já existente, revisar questões metodológicas e informar o desenho de estudos futuros.
A revisão sistemática foi realizada por quatro revisores independentes. A busca foi realizada em bases de dados e registros (Medline, Scopus e EMBASE, dentre outros). As publicações consideradas elegíveis foram recuperadas e os dados extraídos por cada revisor de maneira independente. Os estudos foram analisados de acordo com o checklist “Consolidated Health Economic Evaluation Reporting Standards Statement” (CHEERS) para avaliação da qualidade do relato. Além disso, também foram avaliadas a qualidade das evidências utilizadas nos estudos que utilizaram técnicas de modelagem e a presença de conflitos de interesse.
A busca recuperou 1.190 registros e após o processo de seleção, 9 estudos foram incluídos. Sete deles basearam-se em técnicas de modelagem, dos quais cinco utilizaram modelos de Markov. A maioria utilizou dados de baixa qualidade em parâmetros cruciais, como sobrevida e recorrência. No subgrupo que comparou apenas técnicas de radioterapia (n=3), todos favoreceram a SABR. No subgrupo que comparou radioterapia com procedimentos cirúrgicos (n=6), a SABR foi recomendada em comparação com as técnicas menos radicais, enquanto em comparação à lobectomia a SABR foi recomendada em apenas um de quatro estudos. A proporção de itens devidamente informados do checklist CHEERS variou de 29% a 67%.
Os estudos incluídos apoiam a SABR como radioterapia recomendada para CPNPC em estádio inicial e não chegaram a uma decisão unânime sobre o uso em comparação com cirurgias. No entanto, os relatos dos estudos não forneceram algumas informações metodológicas, não sendo possível avaliar a transferibilidade dos resultados, em especial para países de média ou baixa renda, onde as questões de implementação envolvem custos que não foram contemplados nestes estudos.
Elaborada por |
---|
Fernando Henrique de Albuquerque Maia Patrícia Coelho de Soárez |
Data da Resenha |
---|
15/02/2023 |
Eixo Temático |
---|
Outras Doenças Não-Transmissíveis |
Eixo Metodológico |
---|
Revisões Sistemáticas da Literatura |