Mapeamento da Produção Científica sobre a Supervisão Acadêmica do Programa Mais Médicos do Brasil: uma Revisão rápida da literatura
Apresentação
O Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) é uma iniciativa do Governo Federal instituída para aumentar a oferta de médicos para atuação nas unidades básicas de saúde da Atenção Primária à Saúde em regiões prioritárias do Brasil (BRASIL, 2013).
Tendo em vista essa situação, o Governo Federal criou, em 2013, o Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB), que tinha como finalidade ampliar a presença de médicos em áreas prioritárias, a fim de promover o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no país (BRASIL, 2023).
Um dos eixos educacionais do Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB), é a supervisão acadêmica, responsável pelo fortalecimento da política de educação permanente, por meio da integração ensino-serviço no componente assistencial da formação dos médicos participantes do Projeto (Brasil, 2023a). Apesar de assumir um papel fundamental dentro do PMMB, a literatura a respeito da supervisão acadêmica ainda é escassa. Isso porque o foco das produções acadêmicas em torno do Programa Mais Médicos para o Brasil consiste em analisar o provimento emergencial com foco nos médicos do programa (Rodrigues et al., 2019).
O objetivo do projeto é realizar uma revisão rápida com base nas orientações do guia prático de revisões rápidas da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o se que tem de publicação na literatura científica sobre Supervisão Acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil.
Status: Em andamento |
Início: Junho/2024 Conclusão Prevista: Dezembro/2024 |
Eixo temático: Serviços de Saúde e Políticas Públicas |
Eixo metodológico: Revisões Sistemáticas da Literatura |
Instituição coordenadora: Universidade de Brasília |
Instituições participantes: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal |
Fonte de fomento: – |
Coordenação: Rodolfo Rêgo Deusdará Rodrigues – Universidade de Brasília Integrantes: Jessica Aparecida Silva – Universidade de Brasília Katia Vergetti Bloch – Universidade Federal do Rio de Janeiro |