Estudos em economia da saúde: acesso, efetividade e avaliação econômica
Apresentação
Este projeto de pesquisa busca investigar as tecnologias em saúde sob as lentes da economia da saúde, incluindo evidências sobre acesso, utilização, eficiência, equidade e sustentabilidade dos serviços e sistemas de saúde onde as tecnologias de saúde serão ou estão disponibilizadas.
As evidências sobre acesso referem-se ao número e ao perfil de indivíduos que buscam os serviços de saúde, por meio de estudos quantitativos e qualitativos. As evidências sobre utilização referem-se à quantidade e aos tipos de tecnologias usadas pelos indivíduos, contemplando os estudos de custo da doença e inquéritos populacionais. As evidências sobre eficiência incluem os estudos de avaliação de tecnologias em saúde (revisão sistemática, custo-efetividade e impacto orçamentário), bem como de avaliação de programas e políticas de saúde (modelos de regressão, análise envoltória de dados e análise de fronteira estocástica). Evidências sobre equidade buscam investigar os efeitos distribucionais entre grupos populacionais, por meio de estudos estatísticos e modelos de regressão. Evidências sobre sustentabilidade referem-se às análises de financiamento dos serviços e sistemas de saúde, incluindo a judicialização da saúde.
Publicações relacionadas:
Torres TF, Santos PHA, Russo LX, Silva EN. Monitoring financial healthcare protection in Brazil: evolution, inequalities, and associated factors. Public Health. 2024 Sep 6;236:175-183. doi: 10.1016/j.puhe.2024.08.001. Epub ahead of print. PMID: 39244979. Link.
Status: Em andamento |
Início: Outubro/2023 Conclusão Prevista: Setembro/2025 |
Eixo temático: Serviços de Saúde e Políticas Públicas |
Eixo metodológico: Pesquisas Epidemiológicas Revisões Sistemáticas da Literatura Metanálises Análises Econômicas |
Instituição coordenadora: Universidade de Brasília |
Instituições participantes: Universidade de São Paulo (USP) |
Fonte de fomento: – |
Coordenação: Everton Nunes da Silva – Universidade de Brasília Integrantes: Bruna Paiva Do Carmo Mercedes – USP, Campus Ribeirão Preto Adriana Inocenti Miasso – USP, Campus Ribeirão Preto Rodrigo Luiz Carregaro – Universidade de Brasília |