Guia de Atividade Física para a População Brasileira

Material tem foco na promoção da saúde por meio da atividade física

Entre 2020 e 2021, um projeto coordenado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desenvolveu um Guia de Atividade Física para a População Brasileira. A publicação contou com a colaboração do Pesquisador do IATS e Chefe do Serviço de Pesquisa Clínica do HCPA, Profº Dr. Daniel Umpierre.

O Guia foi organizado em oito capítulos, divididos entre a prática da atividade física nos diferentes ciclos de vida e contextos: crianças de até 5 anos, crianças e jovens de 5 a 17 anos, adultos, idosos, gestantes e mulheres no pós-parto, pessoas com deficiência e para a educação física escolar. Além disso, traz recomendações sobre a quantidade, a intensidade e exemplos de atividades.

Segundo o documento, a atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e deve ser praticada em todas as fases da vida e em diversos momentos, como ao se deslocar de um lugar para outro, durante o trabalho ou estudo, ao realizar tarefas domésticas ou durante o tempo livre. Os exercícios físicos também são exemplos de atividades físicas, mas se diferenciam por serem atividades planejadas, estruturadas e repetitivas.

De acordo com o Profº Dr. Daniel Umpierre, cerca de 74.200 cópias foram enviadas aos 26 Estados e Distrito Federal. Há versão em áudio e braile e, nas versões digitais, o guia está disponível em português, espanhol e em inglês. As secretarias estaduais de saúde farão a distribuição às secretarias municipais, escolas e postos de saúde.

O Guia de Atividade Física está disponível na íntegra na Biblioteca Virtual em Saúde. Também foi desenvolvido um documento suplementar, voltado para profissionais e gestores em saúde.

Compartilhe:

Comentários desativados