Grande e notável pesquisador americano de Avaliação de Tecnologias em Saúde, David Banta, faleceu em março deste ano aos 84 anos.
Graduado em medicina pela Duke University, Carolina do Norte, e Mestre em Saúde Pública pela Universidade de Harvard. Foi membro do Congressional Office of Technology Assessment (EUA) desde 1975, quando coordenou a equipe que estabeleceu os primeiros princípios básicos e definições para avaliação de tecnologia em saúde. Desde 1983, trabalhou como consultor da WHO – World Health Organization em Washington, Copenhagen e Genebra.
A partir de 1993 trabalhou em questões relacionadas à avaliação de tecnologia em saúde na National Applied Research Organization of the Netherlands (TNO), além de prestar diversos trabalhos para o Banco Mundial e para Governos Federais. Possui diversas publicações em livros e periódicos sobre o tema.
Banta residia em Genebra e teve participação ativa nos congressos da área, como no “Annual Meeting HTAI”, promovido anualmente. Adquiriu a nacionalidade holandesa e viajou amplamente pela Europa. Atuou como consultor da OMS, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Organização de Pesquisa Aplicada da Holanda e muitos outros órgãos. Defendeu a HTA em uma variedade de disciplinas, desde cardiologia à obstetrícia. Banta tornou-se Professor Emérito de HTA na Universidade de Maastricht em 2003, mas continuou a trabalhar como consultor.
O IATS foi privilegiado por contar com a participação de Banta na realização da Escola de Altos Estudos – Tópicos Avançados em Avaliação de Tecnologia em Saúde (com apoio financeiro CNPq e CAPES), em 2010, com a presença de 107 pessoas, entre professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação, que assistiram presencialmente suas aulas em Porto Alegre/RS.
Links relacionados
OPAS Brasil. David Banta é homenageado com prêmio pelo reconhecimento da sua carreira
The Lancet. David Banta
HTAi. David Banta Distinguished Career Award.
CNPq. IATS promove Escola de Altos Estudos – Tópicos Avançados em Avaliação de Tecnologia em Saúde