Efetividade de teleconsultorias na contra-referência entre atenção terciária e primária para pacientes com doença coronariana estável

Resenha dos artigos:

Ruschel KB, Rados DR, Furtado MV, Batista JDL, Katz N, Harzheim E, Polanczyk CA. Transition of care of stable ischaemic heart disease patients from tertiary to primary care with telemedicine support: Randomized noninferiority clinical trial. J Telemed Telecare. 2020 Mar 18:1357633X20906648. doi: 10.1177/1357633X20906648. Epub ahead of print. PMID: 32188310.

Batista Jd, Furtado MV, Katz N, Agostinho MR, Neto BS, Harzheim E, Polanczyk CA. Telemedicine-supported transition of stable coronary artery disease patients from tertiary to primary health care facilities: protocol for a randomized non-inferiority trial. BMC Health Serv Res. 2016 Jul 7;16:227. doi: 10.1186/s12913-016-1469-4. PMID: 27387752; PMCID: PMC4937581.

Muitos pacientes atendidos em ambulatórios especializados da atenção terciária apresentam-se estáveis por longos períodos, necessitando apenas de controle de fatores de risco e reavaliação de medicações prescritas, atendimento que poderia ser prestado em Unidade Básica de Saúde e Estratégia de Saúde da Família próximo ao seu local de residência, com um novo referenciamento ao hospital terciário apenas quando instabilização do quadro.

Está sendo realizado um ensaio clínico randomizado de não-inferioridade, em pacientes com doença arterial coronariana, estáveis nos últimos 12 meses, com condições de alta ambulatorial de serviço terciário. A intervenção será a alta ambulatorial com suporte clínico do TelessaúdeRS por meio de um instrumento de tecnologia de informação e comunicação (teleconsultoria), acompanhado de garantia de retorno ao ambulatório com regulação feita pelos médicos teleconsultores.

Pretende-se com isto avaliar a efetividade do uso de teleconsultorias na qualificação da contra-referência de pacientes com doença coronariana crônica, com critérios de alta ambulatorial, de um hospital terciário de referência, comparado com pacientes que permanecerão em atendimento em serviço terciário.

O estudo está atualmente na fase de coleta de dados, iniciando o acompanhamento de um ano dos primeiros pacientes incluídos. Está previsto mais um ano de coleta de dados para que análises finais possam ser realizadas.

A equipe de pesquisadores responsáveis é composta por Carísi Anne Polanczyk, Erno Harzheim, Joanna d’Arc Lyra Batista, Mariana Vargas Furtado e Natan Katz.

Elaborada por:
Joanna d’Arc Lyra Batista
Data da Resenha:
08/05/2015
Eixo Temático:
Doenças Cardiovasculares e Fatores de Risco
Eixo Metodológico:
Ensaios Clínicos Randomizados

Compartilhe: