Resenha do artigo:
Gertner D, Gertner AK, Araujo DV, Bahia L, Bouzas I. Calories and Cents: Customer Value and the Fight Against Obesity. Social Marketing Quarterly. 2016;22(4):325-339. doi:10.1177/1524500416648915.
Em maio de 2016, Social Marketing Quarterly publicou online o artigo Calories and Cents: Customer Value and the Fight Against Obesity produzido pelo grupo de pesquisa sobre obesidade liderado pelo Dr. Denizar Vianna Araujo e pela Dra. Luciana Bahia, do IATS/CNPq e da UERJ. Neste artigo, o primeiro de uma série em desenvolvimento sobre o tema, os autores discutem como a indústria de bebidas e alimentos vêm, cada vez mais, sendo questionada pela opinião pública sobre o seu papel na epidemia da obesidade, considerada pela Organização Mundial de Saúde um dos mais desafiadores problemas de saúde pública global do século XXI 6. Em 2014, o impacto econômico da obesidade no mundo foi estimado em U$2 trilhões por ano. Sua escala só pode ser comparada com os custos associados ao consumo de tabaco e com o impacto econômico causado por violência armada, guerras e terrorismo.
Depois de décadas encorajando o aumento do consumo de produtos com baixo valor nutritivo, representantes da indústria de bebidas e alimentos afirmam que estão comprometidos com a luta contra obesidade. Tal seria evidenciado, por exemplo, por apoio a campanhas de interesse público para o aumento da atividade física e pelo lançamento de alternativas mais saudáveis e porções reduzidas de seus produtos, como versões sem açúcar ou gordura.
A análise das estratégias de marketing, preço e promoção de vendas examinadas pelos autores do artigo revelam que as práticas da indústria continuam a estimular o aumento do consumo de produtos muito calóricos e pouco nutritivos, contribuindo para o aumento da obesidade. Os autores defendem que a indústria necessita rever suas estratégias de criação de valor para o consumidor.
Ao mesmo tempo, apontam ser crucial que consumidores, legisladores e a mídia sejam devidamente educados sobre certas estratégias da indústria, incluindo propaganda e promoções enganosas, que acabam por agravar este grande problema de saúde pública global, a obesidade. São sugeridas, também, políticas similares as que foram adotadas para desestimular o consumo de cigarros.
Elaborado por: |
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Luciana Bahia |
Data da Resenha: |
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24/06/2016 |
Eixo Temático: |
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Hipertensão Arterial/Diabetes Mellitus/Obesidade/Terapias |
Eixo metodológico: |
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Plataforma Metodológica de Apoio à Avaliação e Monitoramento de Tecnologias em Saúde |