Uso da tecnologia viabilizando o maior evento mundial gratuito e acessível sobre covid-19

Resenha do artigo:

Pereira DN, Sales TLS, Guimarães NS, et al. Technology enabling the largest free and accessible event worldwide on COVID-19 management: experience report: Tecnologia viabilizando o maior evento gratuito e acessível do mundo sobre gestão da COVID-19: relato de experiência. Brazilian Journal of Development. 2022;8(9):61220-36.

Durante a pandemia de covid-19, o isolamento social foi implementado, de modo que grande parte das atividades e interações sociais presenciais foram restringidas. Dessa forma, a população mundial precisou se adaptar para continuar conectada com outras pessoas e obter informações, levando a um aumento exponencial do uso de redes sociais, principalmente para busca de informações. Nesse contexto houve também um aumento de fake news, principalmente relacionadas a pandemia de covid-19, gerando um grande medo e insegurança. Assim, a Universidade Federal de Minas Gerais criou o Congresso Brasileiro de Evidências Clínicas na Covid-19, bem como eventos subsequentes e redes sociais, para propagação de informação segura e confiável sobre a pandemia de covid-19.

O primeiro Congresso Brasileiro de Evidências Clínicas na Covid-19 ocorreu em março de 2021. Devido a necessidade imperativa da disseminação do conhecimento científico confiável, o evento foi organizado em 28 dias, por uma equipe de voluntários, incluindo acadêmicos de Medicina, professores universitários e profissionais de saúde. Toda a organização do evento contou com ferramentas digitais.

Como ferramentas oficiais de comunicação, foram utilizados aplicativos de mensagens instantâneas (Whatsapp®), e-mail, pastas compartilhadas armazenadas na nuvem (Google Drive®) e videoconferências (Google Meet® e Zoom®). Para a organização e gestão das informações e arquivos da comissão organizadora, foi utilizada uma pasta compartilhada armazenada na nuvem (Google Drive®). As ferramentas de comunicação e armazenamento online foram importantes para a comunicação e compartilhamento de informações entre a equipe, já que todos realizavam suas atividades remotamente de vários lugares diferentes.

O evento foi realizado usando a plataforma Zoom® e foi transmitido pelo YouTube. Contou com 27102 inscritos, que fizeram inscrição em plataforma online. Dos participantes, 20750 eram brasileiros, havendo inscritos de países como Cuba, México e Reino Unido. Foram três dias de evento, com palestras de profissionais de referência na área, incluindo palestrantes estrangeiros como Trish Greenhalgh e Gabriel Rada. No primeiro dia, devido às palestras internacionais, houve a transmissão do evento com tradução simultânea para o inglês e, em todos os dias, o evento foi realizado com interpretação simultânea da Língua Brasileira de Sinais, a fim de garantir uma maior acessibilidade na disseminação de informações. Após o sucesso do primeiro evento, foi criado um segundo Congresso Brasileiro de Evidências Clínicas na Covid-19, que ocorreu em junho de 2021, abordando novos temas.

Além disso, foram realizados simpósios voltados para acadêmicos da área da saúde e para a população geral em maio de 2021. O primeiro Simpósio Acadêmico de Evidências Clínicas na Covid-19 obteve 2723 inscritos e contou com apresentações de estudantes de graduação e pós-graduação sobre suas pesquisas relacionadas à covid-19, bem como palestras de professores e profissionais da saúde sobre a Covid-19. Já o Simpósio de Mitos e Verdades sobre a Covid-19 foi um evento voltado para a população geral, visando esclarecer sobre os cuidados necessários para prevenir a infecção pelo SARS-CoV 2 e combater informações falsas sobre a Covid-19 e alcançou 3629 inscritos. A satisfação dos  participantes  foi  avaliada,  com  2.228  respondentes,  dos  quais  97,4%  disseram  que suas expectativas foram superadas e 86,8% relataram adquirir novos conhecimentos sobre a covid-19.

A fim de potencializar a divulgação de evidências científicas sobre a Covid-19, combater informações falsas e divulgar os eventos, foram criadas contas em redes sociais, sendo o Instagram a principal delas. Em apenas 30 dias de criação, a conta alcançou 4038 seguidores, com um pico de 415918 impressões. Após a finalização dos eventos, a conta foi mantida a fim de continuar a educação em saúde para a população geral, inicialmente em relação a covid-19 e, após o fim da pandemia, para divulgação de evidências cientificas sobre diversas questões de saúde (inicialmente @evidencias.covd, atualmente @evidencias.saude, que conta com mais de 7.700 seguidores e mais de 900 publicações).

Assim, o Congresso Brasileiro de Evidências Clínicas na Covid-19 foi um esforço conjunto de uma equipe voluntária que objetivou contribuir com informações cientificamente comprovadas sobre a Covid-19 e combater fake news em um momento crítico de grandes inseguranças. Essa experiência mostrou que a tecnologia possibilitou a  divulgação  de  evidências  científicas  acessíveis  sobre  a  covid-19  para  um  grande público por meio de um evento online gratuito.

Elaborada por
Daniella Nunes Pereira
Milena Soriano Marcolino
Data da Resenha
21/08/2023
Eixo Temático
Doenças Infecciosas e Tropicais
Eixo Metodológico
Pesquisas Epidemiológicas

Compartilhe: