Iniciativa faz parte do projeto do Ministério da Saúde em parceria com o IATS
No dia 15 de dezembro, mais duas Linhas de Cuidado foram lançadas pelo Ministério da Saúde referente ao projeto “Desenvolvimento de Linhas de Cuidado à Saúde no Brasil”, realizado em parceria com o IATS. O anúncio foi feito pelo Secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde (SAPS), Raphael Câmara, durante o Seminário Nacional de Qualificação do Desempenho da APS: Boas Práticas de Gestão. O evento, realizado em Brasília, reuniu gestores municipais com palestras, debates e trocas de experiências sobre avanços na Atenção Primária do SUS.
Na oportunidade, as duas novas linhas de cuidado anunciadas foram sobre doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e dor lombar. Ao todo, serão 24 conteúdos temáticos, destes 22 já lançados e disponíveis para consulta na plataforma da iniciativa. Esses materiais apresentam padronizações técnicas que explicitam a organização da oferta no Sistema Único de Saúde (SUS), descrevem a rotina e o itinerário do paciente em cada caso e oferecem informações úteis para gestores, profissionais de saúde e cidadãos.
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
Segundo o Ministério da Saúde, a DPOC tem repercussões sistêmicas e é caracterizada pela limitação crônica do fluxo aéreo e associada a uma resposta inflamatória anormal à inalação de partículas ou gases nocivos. É uma doença prevenível, tratável e considerada incurável até o momento. O tabagismo é o principal fator desencadeante.
Dor Lombar
De acordo com a definição do MS, a dor lombar é a principal causa de incapacidade em todo o mundo, gerando impacto pessoal (morbidade), ocupacional, social e econômico. É classificada em aguda (inferior a 4 semanas), subaguda (4-12 semanas) e crônica (superior a 12 semanas).
A transmissão do seminário e o anúncio durante o evento estão disponíveis no canal do YouTube da SAPS.