Proposta de instrumento para avaliação da qualidade metodológica dos desenhos de estudos Self-Controlled Case Series e Self-Controlled Risk Interval designs

Resenha do artigo:

Virginia KW, Henry MP, Maria Regina FO (2022) Proposal of a Quality Assessment Tool for the Evaluation of the Methodological Quality of Self-controlled Case Series and Self-controlled Risk Interval Study Designs. J Community Med Health Educ 12:770.

Os desenhos de estudo Self-Controlled Case Series (SCCS) e Self-Controlled Risk Interval (SCRI) são desenhos de estudos epidemiológicos observacionais utilizados para estudar uma associação temporal entre uma exposição que varia com tempo e um início repentino de eventos em saúde. Os casos são seus próprios controles, assim, controla por fatores de confundimento que não variam com tempo como o sexo, condições de saúde crônicas entre outros. 

Estes desenhos de estudo têm dois períodos de observação; período de risco e de controle.  O período de risco é definido a priori e é considerado como o tempo durante ou após a exposição do evento de interesse quando os indivíduos têm o risco aumentado ou reduzido dos desfechos estudados.

A presente proposta de instrumento foi uma adaptação da escala Newcastle Ottawa Scale, que é utilizada para a avaliação da qualidade metodológica dos estudos de coorte. O instrumento proposto leva em consideração as premissas dos desenhos de SCCS e SCRI.

O instrumento é composto por três seções: Seleção, Comparabilidade e Resultados.  No geral, o estudo pode ser avaliado no máximo com 10 estrelas distribuídas ao longo das seções.  Nesta proposta, não foram alocados pesos específicos para as seções, assim, concede ao usuário a oportunidade de ser flexível na determinação da qualidade geral do estudo, levando em consideração a necessidade da avaliação da qualidade e a natureza da síntese de evidências em questão. 

O instrumento já foi utilizado com êxito em estudos, alguns publicados. Futuramente, pretende-se que seja feita a avaliação de especialistas com uso de método Delphi.

Espera-se que a ferramenta contribua para a avaliação crítica da qualidade metodológica dos estudos de SCCS e SCRI e que seja continuamente aprimorada e adaptada pela comunidade científica.

Elaborada por
Virginia Kagure Wachira
Henry Maia Peixoto
Maria Regina Fernandes de Oliveira
Data da Resenha
08/11/2022
Eixo Temático
Doenças Infecciosas e Tropicais
Eixo Metodológico
Pesquisas Epidemiológicas
Compartilhe: