Objetivo foi desenvolver o conjunto de valores do instrumento EQ-5D-Y-3L para estimar utilidade em crianças e adolescentes brasileiros
O EQ-5D-Y-3L é uma medida genérica de qualidade de vida relacionada à saúde em crianças e adolescentes. Embora a versão em português do Brasil do EQ-5D-Y-3L esteja disponível, não há um conjunto de valores para ele, dificultando seu uso em avaliações econômicas.
Neste sentido, um estudo financiado pela EuroQol Research Foundation foi realizado com objetivo de desenvolver o conjunto de valores do instrumento EQ-5D-Y-3L para estimar utilidade em crianças e adolescentes brasileiros. A falta de um conjunto de valores do instrumento EQ-5D-Y-3L no Brasil com versão específica para crianças e adolescentes limita a condução de análises de custo-utilidade em avaliações econômicas para esta população. Até o momento, havia apenas o conjunto de valores do EQ-5D-3L para a população adulta. No entanto, não é recomendado que o conjunto de valores estimado para população adulta seja utilizado para estimar utilidade em crianças e adolescentes.
Métodos
Para desenvolvimento, o estudo seguiu as recomendações do Protocolo Internacional de Valoração para o EQ-5D-Y-3L. O Experimento de Escolha Direta (em inglês, Discrete Choice Experiment – DCE) e o Tempo de Troca Composto (em inglês, composite Time Trade-Off – cTTO) com amostras independentes foram os métodos de valoração utilizados neste estudo.
Uma amostra representativa do Brasil, de 1.152 adultos, participou de uma pesquisa online no DCE e uma amostra de 211 adultos dos estados de São Paulo, Ceará e Rio Grande do Sul participou de uma entrevista presencial no cTTO. Os participantes foram orientados a responder as tarefas do DCE e cTTO considerando os estados de saúde para uma criança de 10 anos idade. O conjunto de valores foi desenvolvido a partir da utilização de um modelo logit misto para estimar os valores do DCE em uma escala latente. Em seguida, os valores preditos do DCE para os 243 estados de saúde do EQ-5D-Y-3L foram mapeados em valores observados do cTTO para 28 estados de saúde usando abordagem de mapeamento linear sem interceptação.
Resultados alcançados
O estudo desenvolveu um conjunto de valores específico do EQ-5D-Y-3L para crianças e adolescentes brasileiras. A utilidade estimada para a população brasileira, considerando o EQ-5D-Y-3L, varia de 1 a -0,006, em que 1 representa ‘saúde plena’ e -0,006, representa o ‘pior estado de saúde’. A dimensão do EQ-5D-Y-3L que teve a maior importância para a população brasileira foi “dor/desconforto” (tendo dor ou desconforto), seguida por “mobilidade” (capacidade de andar). Isso indica que esses dois aspectos são considerados os mais significativos para um adulto, quando este avalia a percepção da qualidade de vida relacionada à saúde para uma criança de 10 anos de idade.
Benefícios e usabilidade para gestores, pesquisadores, pacientes e sociedade em geral
– Gestores de saúde: possibilidade de utilização dos QALYs para tomada de decisão de incorporação de novas intervenções para diferentes condições de saúde em crianças e adolescentes. Isso garante que os recursos sejam alocados de forma eficiente e facilita o planejamento de políticas de saúde.
– Pesquisadores: utilização do conjunto de valores para estimar utilidade a partir de estados de saúde de crianças e adolescentes. Isso permite monitorar uma condição de saúde nesta população e conduzir análises de custo-utilidade utilizando os QALYs como desfecho clínico em avaliações econômicas, por exemplo.]
– Pacientes e sociedade em geral: possibilidade de incorporação de novas opções de intervenções eficientes disponíveis no sistema de saúde. Os resultados de análises de custo-utilidade poderão ser utilizados como parâmetro para tomada de decisão em saúde, melhorando a qualidade de vida e saúde desta população.
Para facilitar a utilização do conjunto de valores do EQ-5D-Y-3L, o grupo de pesquisa disponibiliza uma calculadora com o algoritmo desenvolvido, que permite estimar as utilidades no software Excel*, além de descrições e sintaxes com o algoritmo em diferentes softwares estatísticos, incluindo R, SPSS, STATA e Excel.
* https://1drv.ms/f/s!AlXe7Z7nw0ZUrH007EKk4YQMvoeS?e=NWGmEZ
R: https://1drv.ms/w/s!AlXe7Z7nw0ZUsEwdK6X2NgJ_J-B3?e=PdNaeL
SPSS: https://1drv.ms/w/s!AlXe7Z7nw0ZUsE1-TRF5DcOxfj8R?e=JAT1N8
STATA: https://1drv.ms/f/s!AlXe7Z7nw0ZUsEoOgH23iokMo4gV?e=xFKOib
Excel: https://1drv.ms/w/s!AlXe7Z7nw0ZUsEug4GBV5Z21-CeU?e=srL5c3
Os autores informaram que o método do estudo pode ser replicado por outros grupos de pesquisa, incluindo aqueles que planejam desenvolver conjunto de valores em outros países/regiões que ainda não possuem o conjunto de valores para este instrumento. O estudo de valoração do EQ-5D-Y-3L no Brasil foi o décimo conduzido e publicado no mundo e o primeiro de todo continente americano, podendo servir de parâmetro para esses países, enquanto não há conjunto de valores específicos para cada um deles. O modelo estatístico conduzido neste estudo é inovador e poderá auxiliar pesquisadores em estudos conduzidos no futuro.
O grupo também destacou a relevância do estudo para a comunidade científica e os impactos para a sociedade em geral, já que apresenta um novo desenvolvimento de conjunto de valores em uma população diferente daquelas testadas anteriormente. Segundo os autores, o conjunto de valores do EQ-5D-Y-3L para a população de crianças e adolescentes brasileiros permitirá a estimativa de utilidade para o cálculo dos Anos de Vida Ajustados pela Qualidade (em inglês, Quality-Adjusted Life Years – QALYs) em avaliações econômicas conduzidas no Brasil.
Mencionaram, ainda, a importância do estudo no contexto das recentes medidas adotadas no Brasil para a área de avaliações de tecnologias em saúde, já que o Projeto de Lei do Senado N° 415 de 2015 tornou a avaliação econômica obrigatória para a tomada de decisão relacionada à incorporação de tecnologias em saúde no Sistema Público de Saúde Brasileiro. Além disso, em novembro de 2022, o Ministério da Saúde estabeleceu um limiar de custo-efetividade de R$ 40.000,00 por QALY ganho para a tomada de decisão pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias. A comissão considerará um limiar alternativo de até R$ 120.000,00 para condições de saúde de crianças e adolescentes. Este limiar de disposição a pagar para estudos de custo-efetividade representa um avanço significativo para a saúde no Brasil, pois fornece um parâmetro adicional para a incorporação de novas tecnologias.
Desta forma, em paralelo com as recentes medidas, os resultados deste estudo permitirão análises de custo-utilidade que auxiliarão na tomada de decisão quanto à incorporação de tecnologias em saúde para crianças e adolescentes no Brasil. Com base em avaliações econômicas, é possível direcionar investimentos para áreas com maior impacto na sociedade e também na qualidade de vida de crianças e adolescentes, resultando em um uso mais eficiente dos recursos disponíveis para a saúde pública, além de permitir o monitoramento de indicadores de saúde dessa população.
Todos os dados incluídos neste estudo estão disponíveis para acesso de forma gratuita, mediante solicitação aos autores do estudo e seguindo os requerimentos de ética. Além disso, o acesso da calculadora, sintaxes e outras informações podem ser encontradas no texto completo do artigo em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40273-024-01404-9#Sec21
Publicações relacionadas
Espirito Santo CM, Miyamoto GC, Santos VS, Ben ÂJ, Finch AP, Roudijk B, de Jesus-Moraleida FR, Stein AT, Santos M, Yamato TP. Estimating an EQ-5D-Y-3L Value Set for Brazil. Pharmacoeconomics. 2024 Sep;42(9):1047-1063. doi: 10.1007/s40273-024-01404-9. Epub 2024 Jul 2. PMID: 38954389; PMCID: PMC11343814.