A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) produziu, recentemente, uma proposta de documento sobre o uso de limiares de custo-efetividade no Sistema Único de Saúde, aberta para participação e colaboração da sociedade. A proposta, que segue em consulta pública até 1º de agosto de 2022, tem levantado discussões sobre os prós e contras de adotar valores de referência para a inclusão de novos tratamentos na saúde pública.
O limiar de custo é um parâmetro para melhor compreender a relação entre o valor de custo e o ganho de saúde gerado por uma tecnologia no sistema de saúde. A Conitec estuda agora uma proposta de limiar que poderá nortear os casos de avaliação de tecnologias com base em critérios já utilizados em outros países.
O membro do comitê gestor do IATS, Profº Denizar Vianna, concedeu entrevista para o portal Futuro da Saúde sobre o tema.
“A consulta pública vai ser muito rica. Tenho acompanhado algumas manifestações de sociedades médicas e de pacientes, e vai ter um volume de contribuições que vai certamente melhorar ainda mais esse documento. Esse é um pontapé inicial que vai trazer um documento mais robusto a curto prazo”.
Acesse aqui a matéria completa.
Fontes: Futuro da Saúde e Conitec.