24 conteúdos temáticos foram desenvolvidos em parceria com o Ministério da Saúde
O IATS finalizou a entrega das 24 linhas de cuidado referente ao projeto “Desenvolvimento de Linhas de Cuidado à Saúde no Brasil”, demanda solicitada pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde.
O projeto tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de Atenção à Saúde, com ênfase na qualidade assistencial por meio da implementação das linhas de cuidado. Para isso, foram desenvolvidos 24 materiais temáticos que orientam profissionais de saúde, gestores e cidadãos, padronizando a organização do atendimento no sistema de saúde e a trajetória adequada que o paciente deve percorrer nas redes de atenção à saúde.
Os conteúdos estão sendo disponibilizados aos poucos em uma plataforma digital e interativa, que podem ser acessados pelo computador, smartphone e tablet. Além disso, também estão disponíveis em formato PDF para download e impressão.
Atuando em conjunto com representantes do Ministério da Saúde, a equipe de trabalho do IATS foi composta por pesquisadores e profissionais com experiência clínica. Confira as linhas de cuidado desenvolvidas: Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Adulto, Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) no Adulto, Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2) no Adulto, Obesidade no Adulto, Câncer do Colo do Útero, Câncer de Mama, HIV/Aids no Adulto, Hepatites Virais (B e C) no Adulto, Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Criança, Pré-Natal de Baixo Risco, Puericultura e Hebicultura, Síndrome de Infecção Congênita pelo Vírus Zika (SCZ), Tabagismo, Doença Renal Crônica (DRC) em Adultos, Dor Torácica, Insuficiência Cardíaca (IC) no Adulto, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Depressão no Adulto, Transtornos por Uso de Álcool no Adulto, Pessoas com Demência, Transtornos de Ansiedade no Adulto, Asma e Dor Lombar.