Pesquisadores do IATS apresentam parceria internacional para impulsionar conceitos de saúde baseada em valor

Ação colaborativa acontece entre representantes de instituições dedicadas a melhorar a qualidade dos projetos que aplicam o método de custeio baseado em atividades orientado a tempo na área da saúde

Lançado este ano por um grupo de pesquisadores de diferentes nacionalidades, o TDABC in Healthcare Consortium é uma ação colaborativa entre representantes de instituições dedicadas a melhorar a qualidade dos projetos que aplicam o método de custeio baseado em atividades orientado a tempo (TDABC) na área da saúde, sob a perspectiva de fortalecimento desta metodologia e de disseminação, em escala global, do conceito de saúde baseada em valor.

Tendo como líderes da ação a coordenadora-geral do INCT IATS, Carisi Anne Polanczyk, e a pesquisadora Ana Paula Beck da Silva Etges, integrante da mesma instituição, além do professor da Harvard Medical School, Boston/EUA, Richard Urman, a iniciativa congrega outros pesquisadores brasileiros e norte-americanos, e de nações parceiras como África do Sul, Austrália, Noruega e Portugal.TDABC (Time-Driven Activity-Based Costing ou Custeio Baseado em Atividade e Tempo) é um método que vem se desenvolvendo em diversas áreas da produção e passou recentemente a abranger as ações de administração financeira das instituições de saúde, preocupadas em estabelecer suas atividades com sustentabilidade econômica a partir de cálculos mais próximos da realidade dos recursos demandados nos serviços prestados.

Para a pesquisadora Ana Paula, o Consortium representa a oportunidade de aproximar pesquisadores e gestores que estão dedicando esforços em avançar no uso do TDABC em saúde e em adoção de modelos de gestão de saúde baseados em valor.

“No consortium serão compartilhados projetos em andamento ao redor do mundo, avanços científicos e proporcionados momentos de troca e aprendizado entre os membros”, descreve Ana.

Segundo ela, há expectativa de contribuição para os sistemas de saúde de diversos países, com a possibilidade de disseminação dos avanços em modelos que permitam melhor avaliar custos e eficiência em saúde. “Soluções e tecnologias adotadas em projetos também serão compartilhadas entre os membros desta iniciativa, contribuindo para que elas se espalhem rapidamente e contribuam com a acurácia dos resultados que estão sendo alcançados”, conclui a pesquisadora do IATS.

Assista o vídeo:

Uma solução móvel para apoiar estudos TDABC

Como uma de suas contribuições iniciais, os membros do TDABC in Healthcare Consortium apresentaram a ferramenta dTool, concebida como uma solução em forma de aplicativo móvel para simplificar o processo de coleta instantânea de dados, permitindo que os profissionais e os pesquisadores da área da saúde registrem seus próprios dados em tempo real. Mais informações podem ser obtidas pelo site.

O aplicativo já foi utilizado em análises de microcusteio para transplante de medula óssea, tratamento do AVC, cirurgia de quadril e em um estudo de redesenho da via cirúrgica. O aplicativo assegura sigilo sobre a identidade do profissional de saúde e permite que vários usuários o utilizem simultaneamente. Além da habilidade de coleta de dados em tempo real, o dTool oferece segurança para transmissão desses dados entre os usuários da ferramenta.

LEIA NOTÍCIA DO PORTAL ISPOR

ARTIGOS SUGERIDOS PELA AUTORA:

1- https://link.springer.com/article/10.1007/s10198-019-01085-8
2 – https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2212109918301092
3 – https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30539718/?from_term=da+silva+etges&from_filter=ds1.y_5&from_pos=3
4 – https://www.valueinhealthjournal.com/article/S1098-3015(20)30130-3/fulltext

ACESSE A APRESENTAÇÃO

Texto e edição: Luiz Sérgio Dibe

Compartilhe:

Comentários desativados