Pesquisa analisa riscos para profissionais de saúde na pandemia

Estudo irá avaliar categorias de risco para Covid-19 em coortes de profissionais de saúde

Responsáveis pela atenção aos pacientes de Covid-19, os profissionais de saúde assumem um papel ainda mais desafiador durante a pandemia. Em virtude disso, o estudo Avaliação dos Riscos de Profissionais de Saúde que Cuidam de Pessoas com Covid-19 irá avaliar categorias de risco para Covid-19 em coortes de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas), observando graus de exposição e uso de equipamento de proteção individual (EPI) durante o período epidêmico e pós-epidêmico.

Conforme a pesquisadora Maria Fatima Pessoa Militão de Albuquerque, coordenadora do estudo, profissionais de saúde serão recrutados por meio de contatos de profissionais-chave para adesão e participação, no período de 8 a 12 semanas, e serão monitorados semanalmente por seis meses. O estudo será conduzido na Região Metropolitana de Recife, Pernambuco.

O projeto é uma cooperação interinstitucional e congrega pesquisadores do Instituto Aggeu Magalhães da Fiocruz de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Universidades Federal da Fronteira Sul, Universidade de Brasília e Fitec. Estão na equipe a pesquisadora Celina Maria Turchi Martelli, que teve seu trabalho mundialmente reconhecido pela pesquisa sobre Zika e microcefalia em bebês, e Ricardo Arraes de Alencar Ximenes, integrante do Comitê Gestor do IATS.

Também compõem a equipe os pesquisadores Wayner Vieira Souza, Maria Cynthia Braga, Pedro Miguel dos Santos Neto, Jessica Barbosa, Fanny Julia Cortes, Thália Velho Barreto de Araújo, Carlos Brito, Luciana Caroline Albuquerque Bezerra, George Santiago Dimech, Patricia Ismael de Carvalho, Demócrito Miranda Filho, Ulisses Montarroyos, Joanna d’Arc Lyra Batista, Marcela Lopes Santos, Henrique Ferreira Nunes, Nivson Santos de Jesus, Ricardo de Souza Kuchenbecker, Patrícia Klarmann Ziegelmann e Noêmia Teixeira de Siqueira Filha.

Texto e edição: Luiz Sérgio Dibe

Compartilhe:

Comentários desativados