INCT IATS propõe criação de registro hospitalar nacional sobre Covid-19

Estudo “Registro hospitalar multicêntrico nacional de pacientes com doença causada pelo SARS-COV-2 (Covid-19)” é uma proposta do IATS

O perfil epidemiológico do Brasil, com presença de desigualdade social e alta prevalência de doenças infectocontagiosas, não permite predizer se os determinantes de uma doença grave como a Covid-19, são os mesmos observados na China e na Europa.

Sob esta perspectiva, o estudo “Registro hospitalar multicêntrico nacional de pacientes com doença causada pelo SARS-COV-2 (Covid-19)”, apresentado pelo INCT IATS, tem como objetivo desenvolver um registro hospitalar multicêntrico nacional de pacientes com Covid-19 no cenário público e privado. Serão investigados dados clínicos, laboratoriais, radiológicos e incidência de complicações pela doença, incluindo mortalidade.

O projeto, conforme a pesquisadora Milena Soriano Marcolino, também prevê a derivação e a validação de escores prognósticos para doença grave e mortalidade e o desenvolvimento de uma base de dados padronizada de pacientes atendidos nos hospitais brasileiros, de modo a permitir metanálises futuras com outras coortes nacionais e internacionais.

As atividades ocorrerão de abril de 2020 até abril do ano que vem. Integram a equipe a coordenadora geral do IATS, Carisi Anne Polanczyk, e o vice-coordenador do INCT, Antonio Luiz Pinho Ribeiro, além dos pesquisadores Karen Brasil Ruschel, Luanna Monteiro, Luana Oliveira, Israel Borges, Maira Viana, Maria Auxiliadora Martins e Patrícia Klarmann Ziegelmann.

Texto e edição: Luiz Sérgio Dibe

Compartilhe:

Comentários desativados