COVID-19: pesquisadora do IATS exibe cenário e oportunidades para gestão em saúde

Live foi promovida pela Escola Politécnica da PUCRS

A pesquisadora do IATS Ana Paula Beck da Silva Etges falou, na tarde desta quinta-feira (5/7), sobre “O Impacto da Pandemia na Gestão do Sistema de Saúde”, em live promovida pela Escola Politécnica da PUCRS. Ana abordou como a pandemia causada pelo Covid-19 está transparecendo problemas de gestão dos sistemas de saúde em todo o mundo e quais são as linhas de evidências que têm sido adotadas para produzir novos modelos de remuneração, conhecer os custos de saúde e o valor do investimento em saúde que poderão guiar o redesenho dos sistemas de saúde.

Na exposição, a pesquisadora descreveu uma leitura de cenário e de potenciais oportunidades a partir de uma revisão sobre cinco artigos recentemente publicados sobre o tema no JAMA e no NEJM Innovation in Care Delivery (links abaixo do texto). Destacou a Telemedicina como “assunto da vez” e a definiu como uma dos alternativas para o desenvolvimento de soluções sustentáveis em estruturas de serviços de saúde para o mundo.

A pesquisadora apontou o olhar para a valorização do SUS, maior sistema universal do mundo, responsável pelo cuidado em saúde de 75% da população brasileira e dotado de um orçamento próximo de R$ 142 bilhões anuais (2020). Citou a necessidade de prover conhecimento para que a remuneração dos serviços seja baseada em custos reais. Mencionou projetos como o de Gestão de Saúde Baseada em Valor, Microcusteio e das Linhas de Cuidado, em desenvolvimento pelo INCT IATS.

ASSISTA AO VÍDEO:

ARTIGOS SUGERIDOS PARA LEITURA:

  1. The Business of Medicine in the Era of Covid-19
  2. The Potential Effects of Coronavirus on National Health Expenditures
  3. Choices for the “New Normal”
  4. A Primer for Clinician Deployment to the Medicine Floors from an Epicenter of Covid-19
  5. The Transition from Reimagining to Recreating Health Care Is Now
  6. Editorial NEJM: Covid-19 and the Need for Health Care Reform

Texto e edição: Luiz Sérgio Dibe

Compartilhe:

Comentários desativados