Avaliação econômica de adolescentes e adultos na vacinação Pertussis: uma revisão sistemática das estratégias atuais

Resenha do artigo:

Fernandes EG, Rodrigues CCM, Sartori AMC, De Soárez PC, Novaes HMD. Economic evaluation of adolescents and adults’ pertussis vaccination: A systematic review of current strategies. Hum Vaccin Immunother. 2019;15(1):14-27. doi: 10.1080/21645515.2018.1509646. Epub 2018 Sep 11. PMID: 30118618; PMCID: PMC6363086.

A coqueluche voltou a preocupar o mundo nas duas últimas décadas. Vários países registraram aumento da incidência da doença, principalmente entre os bebês menores de dois meses de idade. É justamente a faixa etária que mais hospitaliza e morre pela doença. Como o licenciamento da vacina dTpa (difteria, tétano e pertussis acelular do adulto), diferentes estratégias de vacinação envolvendo adolescentes e adultos foram desenvolvidas visando diminuir a ocorrência da doença e proteção dos bebês.

O Brasil também registrou aumento da coqueluche entre 2011 e 2014 e introduziu a vacina dTpa para gestantes, visando proteção dos bebês. A introdução de novas vacinas demanda avaliação econômica visando definir se a nova estratégia vale a pena do ponto de vista econômico. Isso ajuda a tomada de decisões.

Esse tipo de estudo tem variações metodológicas (tipo de modelo utilizado, fontes de dados que vão alimentar o modelo, tipos de desfecho etc.), que podem influenciar o desempenho da estratégia avaliada. Nós fizemos uma avaliação sistemática dos estudos de avaliação econômica das diferentes estratégias envolvendo a dTpa, levantando as diferentes metodologias usadas e os resultados encontrados. Tal revisão permite fazer escolhas de métodos para estudos futuros, além de comparar o desempenho das estratégias envolvendo dTPa.

Elaborado por:
Eder Gatti Fernandes
Data da Resenha:
30/10/2018
Eixo Temático:
Vacinas e Imunopreviníveis
Eixo metodológico:
Revisões Sistemáticas da Literatura

Compartilhe: