Vulnerabilidades Associadas ao Contexto da Sífilis Adquirida no Distrito Federal 

Apresentação

A sífilis persiste como um problema de saúde pública, que vem aumentando suas taxas ao longo dos últimos anos. Pessoas com sífilis adquirida possuem vulnerabilidades que os fragilizam no seu processo de saúde-doença.

Esta tese terá como objetivos: (1) analisar os conhecimentos, atitudes e práticas de pessoas diagnosticadas com sífilis; (2) determinar a dinâmica espacial da busca de pessoas com sífilis adquirida nos serviços de saúde; (3) analisar a prevalência de violência auto relatada em pessoas com sífilis adquirida e sua associação com fatores de risco para a doença.

Para atender ao objetivo 1, será realizado um inquérito sobre conhecimentos, atitudes e práticas. Será aplicado questionário estruturado com questões relacionadas a conhecimentos, atitudes e práticas sobre sífilis e comunicação de parcerias sexuais. Os participantes do estudo serão captados em um Núcleo de Testagem e Aconselhamento (NTA), localizado no Distrito Federal.

Foram incluídos no estudo pessoas maiores de 18 anos, de ambos os sexos, com diagnóstico recente de sífilis adquirida. O tamanho amostral será de 333. Serão calculadas as proporções de conhecimento, atitudes e práticas através de pontuações dos acertos das questões, bem como a relação entre esses indicadores e seus respectivos intervalos de confiança, considerando alfa 5%.

O objetivo 2 será alcançado através de um estudo de descritivo-exploratório, com enfoque em análise espacial. Através da mesma população-fonte e dos mesmos participantes do estudo 1, será aplicado questionário semiestruturado sobre a dinâmica espacial a partir do centroide da região administrativa de origem do paciente até a chegada ao serviço de saúde, bem como meio de transporte utilizado e número de dias entre percepção da necessidade de ir ao serviço e efetivação do mesmo. Será construído mapa de fluxo para identificação da dinâmica durante busca de atendimento e tratamento, com a criação de linhas entre os centroides da região administrativa e as instituições de saúde. Também será calculado o número médio de dias para busca de tratamento e proporção dos meios de transporte mais utilizados.

Para o objetivo 3, será realizado um estudo de prevalência da violência vivenciado por pessoas diagnosticadas com sífilis adquirida. Será aplicado questionário estruturado sobre para identificação de vivência anterior de violência sexual, negligência, física, tortura, autoprovocada, além de obtenção de dados socioeconômicos, comportamentais e de saúde. Será criado modelo de causalidade através de um Direct Acyclic Graph, a ser testado com os dados coletados. Será calculada a odd ratio e intervalo de confiança (IC 95%).

Publicações relacionadas:

Pedrosa NL, Pinheiro PM, Filho FWBH, de Araujo WN.Incidence and risk factors associated with acquired syphilis in HIV pre-exposure prophylaxis users. PLoS One. 2024 Jul 5;19(7):e0303320. doi: 10.1371/journal.pone.0303320. PMID: 38968238; PMCID: PMC11226132. Link.

Conhecimentos, atitudes e práticas de pessoas com sífilis adquirida atendidas em um serviço de testagem e aconselhamento no Brasil. Nathália Lima Pedrosa, Wildo Navegantes de Araújo. (Artigo a ser submetido para a Revista Sexually Transmitted Disease)

Fluxo de pessoas diagnosticadas com sífilis adquirida atendidas em um serviço de testagem e aconselhamento. Nathália Lima Pedrosa, Wildo Navegantes de Araújo. (Artigo a ser submetido para a Revista Plos One)

Violência auto relatada e comportamentos de risco para sífilis adquirida: um estudo transversal. Nathália Lima Pedrosa, Wildo Navegantes de Araújo. (Artigo a ser submetido para a revista BMC Public Health)

Status: Em andamento
Início: Julho/2019

Conclusão Prevista: Julho/2021
Eixo temático: Doenças Infecciosas e Tropicais
Eixo metodológico: Pesquisas Epidemiológicas
Instituição coordenadora:
Universidade de Brasília (UnB)
Instituições participantes:
UnB, SES-DF, FUAM
Fonte de fomento:
Ministério da Saúde (SCON2019-00400)
Coordenação:
Wildo Navegantes de Araújo (UnB)


Integrantes: 
Patricia Matias (UnB)
Fabiana Ganem (UnB)
Nathália Lima Pedrosa (UnB)
Compartilhe:

Em Andamento