Prevalência de Retinopatia e Doença Renal do Diabetes no Brasil – RETREND Brasil
Apresentação
A prevalência de diabetes mellitus (DM) no mundo e no Brasil está em constante elevação nas últimas décadas. A presença do DM é considerada responsável por cerca de 5,7% da redução de anos de vida ajustados por incapacidade (DALYs), sendo que as complicações macro e microvasculares da doença são importantes fatores para o seu impacto. Diante da magnitude e impacto do DM no país, emerge a necessidade do conhecimento de como está o acompanhamento e controle da doença e suas complicações crônicas macro e microvasculares (como a retinopatia e nefropatia), visando se identificar focos passíveis de ações que possam trazer benefícios para aumento de acessibilidade, adesão a tratamento e prevenção de complicações crônicas.
O projeto Prevalência de Retinopatia e Doença Renal do Diabetes no Brasil (RETREND) é um estudo transversal multicêntrico, cujo objetivo principal consiste em estimar a prevalência nacional da retinopatia diabética (RD) e doença renal do diabetes (DRD) no Brasil em amostra representativa de todas as regiões.
O presente projeto apresenta o subprojeto “Algoritmo derivado de machine learning na identificação de retinopatia diabética referenciável: um estudo multicêntrico com análise de custo-efetividade”, contemplado no Edital CIIA-Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (Agosto/2022).
O Retrend concluiu sua coleta no Hospital de Clínica de Porto Alegre, centro coordenador, e onde foi desenvolvido o projeto piloto. Foram avaliados 261 pacientes com diagnóstico de diabetes mellitus (DM), sendo 80% da atenção primária e 20% da atenção terciária. Os dados obtidos nesta primeira etapa do estudo foram apresentados em forma de pôster no ENDO2024, que ocorreu em Boston/EUA de 1º a 4 de junho de 2024.
PARTICIPAÇÃO NO ENDO2024 COM APRESENTAÇÃO DE PÔSTER EQUIPAMENTO POINT OF CARE PARA AVALIAÇÃO DA CREATININA NO SANGUE RETINÓGRAFO PARA AVALIAÇÃO DE RETINOPATIA EOU MACULOPATIA AVALIAÇÃO DE PARTICIPANTE NO CENTRO BELO HORIZONTE (MG) AVALIAÇÃO DE RETINOGRAFIA NO CENTRO ARACAJU (SE) COLETA POINT OF CARE EM DIA DE AVALIAÇÃO NO CENTRO PORTO ALEGRE (HCPA)
O projeto de pesquisa seguiu para novo centro de coleta, Aracaju/SE, onde foram coletados dados de 511 pacientes. Belo Horizonte e Rio de Janeiro também já iniciaram as suas coletas e cada um dos centros deve avaliar 318 pacientes. Pretende-se nos próximos meses iniciar a coleta em Manaus, São Paulo e Distrito Federal. O término das coletas de todo o estudo deve ocorrer em dezembro de 2024.
![](https://www.iats.com.br/wp-content/uploads/2024/07/VISITA-TECNICA-AO-CENTRO-ARACAJU-SE.png)
O estudo vem sendo divulgado no Instagram: @retrend_brasil
![](https://www.iats.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Prevalencia-de-Retinopatia-e-Doenca-Renal-do-Diabetes-no-Brasil-–-RETREND-Brasil.png)
Status: Em Andamento |
Início: Outubro/2022 Conclusão Prevista: Março/2025 |
Eixo temático: Doenças Cardiovasculares e Fatores de Risco Serviços de Saúde e Políticas Públicas Outras Doenças Não-Transmissíveis Eixo metodológico: Pesquisas Epidemiológicas |
Instituição coordenadora: Hospital de Clínicas de Porto Alegre |
Instituições participantes: Sociedade Brasileira de Diabetes Hospital de Clínicas de Porto Alegre Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal de São Paulo Universidade Federal de Minas Gerais Hospital Universitário Pedro Ernesto Hospital Geral de Goiânia Universidade Federal do Pará Hospital de Olhos de Sergipe |
Fonte de fomento: Sociedade Brasileira de Diabetes IATS FIPE/HCPA |
Coordenação: Fernando Malerbi – UNIFESP Beatriz D’Agord Schaan – UFRGS/HCPA Integrantes: Luciana Ribeiro Bahia – Sociedade Brasileira de Diabetes Roberta Arnoldi Cobas – Universidade Estadual do Rio de Janeiro Daniel Vitor de Vasconcelos Santos – Universidade Federal de Minas Gerais Bianca de Almeida Pititto – UNIFESP Gustavo Melo – UNIFESP João Soares Felício – UFPA Nelson Rassi – Hospital Geral de Goiânia João Roberto de Sá – UNIFESP |