Avaliação Econômica da Implementação da Biópsia Líquida para o Manejo de Pacientes com Câncer Colorretal no Sistema Único de Saúde
Apresentação
A biópsia líquida é uma técnica não invasiva promissora para a análise do DNA circulante de origem tumoral (ctDNA), que pode ser utilizada para rastreamento do câncer, monitoramento de recidivas e avaliação de resposta ao tratamento. O câncer colorretal (CCR) constitui um problema de saúde pública, sendo o segundo tipo mais incidente e o terceiro que mais mata no Brasil. A ressecção cirúrgica é atualmente a melhor opção de tratamento curativo, mas a recorrência do tumor está associada a uma elevada frequência de mortes relacionadas ao câncer. Em pacientes de alto risco, a quimioterapia adjuvante pode reduzir o risco de recidiva. No entanto, atualmente não é possível determinar quais pacientes abrigam doença residual imediatamente após a cirurgia e quais pacientes foram curados.
Levando em consideração esses aspectos, o grupo parceiro de pesquisa do Laboratório de Patologia Molecular do Câncer da Universidade de Brasília da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB) elaborou o projeto “Avaliação da Biópsia Líquida na prática clínica para o manejo de pacientes com câncer colorretal”, que foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Unb. Esse projeto pretende avaliar o uso prognóstico do ctDNA para detectar a presença de doença residual mínima em pacientes com CCR após a primeira intervenção terapêutica (cirúrgica ou quimioterápica) e identificar subgrupos de pacientes com alto risco de recorrência em comparação com critérios radiológicos convencionais.
A determinação precoce de padrões de recidiva pode servir para a adoção de estratégias de manejo mais eficientes com a definição de grupos de pacientes que se beneficiariam com terapias adjuvantes e de grupos que devem ser priorizados no seguimento clínico. A vigilância ativa pode ser considerada em vez da terapia adjuvante, poupando assim pacientes curados pela cirurgia dos efeitos tóxicos da quimioterapia.
Como parte deste grande projeto, o presente estudo tem o objetivo de avaliar a relação de custo-efetividade de implementação da biópsia líquida para o manejo de pacientes com CCR no sistema público de saúde comparada com a estratégia convencional utilizada atualmente.
Status: Em Andamento |
Início: Março/2023 Conclusão Prevista: Janeiro/2025 |
Eixo temático: Serviços de Saúde e Políticas Públicas Outras Doenças Não-Transmissíveis |
Eixo metodológico: Pesquisas Epidemiológicas Análises Econômicas |
Instituição coordenadora: Universidade de Brasília |
Instituições participantes: Secretaria de Saúde do Distrito Federal Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares |
Fonte de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Coordenação: Ivan Ricardo Zimmermann (Universidade de Brasília) Integrantes: Fábio Pittella Silva (Universidade de Brasília) Bruna Bento dos Santos (Universidade de Brasília) |