Dor Torácica no Adulto, Asma e Síndrome de Infecção Congênita pelo vírus Zika (SCZ) já estão disponíveis no portal
Para auxiliar profissionais de saúde na elaboração de estratégias de prevenção, rastreio e atenção aos pacientes, o Ministério da Saúde vem desenvolvendo, em parceria com o IATS, o projeto Linhas de Cuidado (LC). A iniciativa descreve ainda o caminho que o paciente deve percorrer e o encaminhamento que as equipes devem prescrever no atendimento.
Entre os últimos lançamentos, estão as LC Dor Torácica no Adulto, Asma e Síndrome de Infecção Congênita pelo vírus Zika (SCZ), já disponíveis no portal da iniciativa. Sobre a Dor Torácica no adulto, o Ministério da Saúde reforça que é primordial um diagnóstico preciso e rápida intervenção quando em condições agudas, pois a diferenciação entre as doenças que oferecem risco de vida é um ponto crítico na tomada de decisão da equipe de saúde.
Em relação a Asma, o MS define como uma doença respiratória crônica complexa, heterogênea, que varia ao longo do tempo, geralmente caracterizada por inflamação crônica das vias aéreas inferiores. A identificação de fatores de risco e o diagnóstico precoce da doença contribuem para um melhor resultado terapêutico e prognóstico. Já sobre a Síndrome de Infecção Congênita pelo vírus Zika, são abordadas as medidas de prevenção, o diagnóstico precoce, o acompanhamento e o tratamento de crianças expostas ao vírus durante a gestação.
Ao todo, serão lançadas 24 Linhas de Cuidado, disponibilizadas na íntegra no portal do projeto.