Pesquisador Responsável: Fernando Wolff
Pesquisadores: Nêmora T. Barcellos, Ajacio B. Melo Brandão, Maria Letícia Ikeda, Paulo R Alencastro, Sandra C. Fuchs, Flávio D Fuchs
Pesquisador Responsável: Leila Beltrami Moreira
Pesquisadores: Juliane Fernandes Monks, Paula Stoll, Maria Angélica Pires Ferreira, Valério Aquino, Guilherme Becker Sander, Lúcia Silla, Amanda Magalhães
Resumo: As infecções fúngicas invasivas são a maior causa de morbidade e mortalidade em pacientes imunodeprimidos. Mais de 20% dos episódios de neutropenia febril são causados por estes tipos de infecções. Pacientes neutropênicos são preferencialmente internados em unidades com filtros de alta eficiência para retenção de partículas (HEPA) com ou sem fluxo laminar horizontal, como medida de proteção. O objetivo deste estudo é avaliar a utilização de um teste diagnóstico novo implantado na rotina do hospital e verificar sua influência sobre os custos da terapia.
Objetivo: avaliar a utilização do teste galactomanana em pacientes neutropênicos no HCPA, a fim de determinar se há repercussão favorável nos custos diretos do tratamento farmacológico, nas taxas de mortalidade dos pacientes e na conduta terapêutica.
Delineamento: estudo de corte.
Material: amostra composta por pacientes internados na unidade de cuidados de pacientes imunodeprimidos no HCPA, com suspeita de IFI, segundo critérios de diagnóstico da EORTC/NIAID, a partir de julho de 2008 a dezembro de 2009. Levar-se-á em conta o custo da estratégia que solicita o teste e sua conseqüência sobre o uso de antifúngicos comparado com a estratégia de não realização do teste e sua conseqüência sobre a utilização de antifúngicos, baseada em dados de uma coorte real, a partir das informações descritas no prontuário.
Pesquisadores Responsáveis: Ricardo Kuchenbecker e Ana Lúcia Andrade
Pesquisadores: Afonso Barth, Helena Santos
Pesquisador Responsável: Ricardo Kuchenbecker
Pesquisadores: Marília Dalva Turchi, Helena P Santos, Otávio Bittencourt