English
- +

14/12/2017

Análise de Impacto Orçamentário de medicamentos para Hepatite: Modelo teórico versus evidências do mundo real no sistema público de saúde brasileiro

Resenha elaborada pelo pesquisador Daniel Faleiros

Avaliações críticas de tecnologias em saúde configuram-se como um importante substrato para o necessário processo de disseminação do conhecimento, de modo a atender interesses dos sistemas de saúde e da sociedade. Análise do Impacto de Orçamentário (AIO) é a etapa das Avaliações de Tecnologias em Saúde (ATS) que permite avaliar se uma tecnologia, comprovadamente segura, eficaz, efetiva e eficiente, é factível aos beneficiários de um sistema de saúde. Tal análise tem por finalidade estimar, a curto e médio prazo, em uma conformação específica, consequências financeiras para um sistema de saúde, decorrentes de incorporação de uma determinada tecnologia. Todavia, estudos apontam dúvidas quanto ao nível de qualidade desejado e preocupações com os resultados e conclusões apresentadas nos trabalhos publicados de AIO.

Neste sentido, a presente avaliação pretende conhecer e confrontar os resultados de AIO obtidos segundo cálculos realizados pelo modelo teórico versus evidências do mundo real relativas à utilização de medicamentos dedicados ao tratamento de doença tropical, notadamente Hepatite C, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O resultado teórico será obtido segundo análises realizadas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), responsável em assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT).

O resultado prático será obtido por meio de análise de banco de dados construído com utilização da técnica de relacionamento determinístico-probabilístico, realizado por meio de linkage dos registros administrativos das seguintes bases de dados do SUS: Avaliação de Procedimento de Alta Complexidade e Custos do Sistema de Informações Ambulatoriais - APAC/SIA/SUS, Autorização de Internação Hospitalar do Sistema de Informações Hospitalares - AIH/SIH/SUS e Sistema de Informação de Mortalidade - SIM/SUS.

O produto desta pesquisa irá contribuir fortemente no processo de disseminação e incremento do conhecimento no âmbito das ATS, não só no Brasil, mas também em diversos outros sistemas de saúde que utilizam semelhante metodologia de AIO.

Haverá publicações em breve.

Leituras sugeridas pelo autor (clique para ler):

1. Budget impact analysis of medicines: updated systematic review and implications 

2. Creating Your Own Budget-Impact Analyses Today and Tomorrow 

Compartilhe: