English
- +

16/08/2017

Estimating the direct costs of ischemic heart disease: evidence from a teaching hospital in BRAZIL, a retrospective cohort study

Resenha elaborada pela pesquisadora Rosane Paixão Schlatter

A identificação dos custos do tratamento constitui-se em uma etapa importante na medida em que fornece uma linha basal para avaliações econômicas completas. O artigo “Estimating the direct costs of ischemic heart disease: evidence from a teaching hospital in Brazil, a retrospective cohort study” teve como objetivo estimar os custos diretos do manejo de pacientes com cardiopatia isquêmica na perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS).

O estudo observou os objetos da análise, tanto em nível ambulatorial quanto hospitalar, em uma amostra de 330 pacientes, abrangendo um período de 10 anos de seguimento. A pesquisa utilizou o método de microcusteio bottom-up, considerado padrão-ouro para análises econômicas.

A expectativa é que os resultados deste estudo sirvam para embasar o eixo de custos em futuras análises econômicas no tema e para a comparação entre o valor de remuneração do SUS e o custo real da instituição que está sendo estimado em novo projeto como forma de instrumentalizar as políticas públicas em saúde em contexto de restrição econômica.

Leia o artigo na BMC Cardiovascular Disorders.

 

Compartilhe: