English
- +

16/03/2018

Desenvolvimento e avaliação dos efeitos e segurança de um protótipo de órtese de quadril para pacientes submetidos a Artroplastia de ressecção tipo Girdlestone: Relato de caso

Resenha elaborada pela aluna do Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica do HCPA Lívia Löbel da Luz

O meu projeto do mestrado foi o desenvolvimento de avaliação dos efeitos e da segurança de um protótipo de órtese de quadril para pacientes submetidos a Artroplastia de Ressecção tipo Girdlestone (ARG). A cirurgia de Girdlestone é feita como um último recurso para salvar falha e/ou infecção da prótese total de quadril, sepse grave do quadril, grave perda de estoque ósseo, risco de infecção recorrente ou mau estado geral. É um procedimento que gera alterações na postura, na marcha e nas atividades de vida diária. Assim, a órtese pode auxiliar no alinhamento do membro que tende a rotação externa, facilitar o movimento de flexão do quadril e diminuir as compensações e sobrecargas osteomusculares. Em busca na internet foi encontrado um único modelo de órtese de quadril de uma empresa alemã com indicação para cirurgia de Girdlestone e para pós-operatório de artroplastia de quadril, constituída de coxal e faixa abdominal interligada por uma dobradiça rígida. Contudo, este dispositivo não está disponível no mercado brasileiro e seu custo é de aproximadamente R$ 4.000,00.

Além disso, este dispositivo não possui publicação científica de eficácia e de segurança. Assim, considerando que as técnicas de tratamento disponíveis no Brasil não abrangiam o uso de órtese para qualificar a reabilitação tornou-se importante o desenvolvimento de um protótipo de órtese de quadril. Além disso, há uma grande demanda de pesquisa e desenvolvimento de órteses no Brasil e oferecer um modelo com um valor inferior aos importados para o mercado e para o usuário foi uma das motivações do estudo. Através dessa Tecnologia Assistiva buscou-se promover a melhora funcional, qualidade de vida e inclusão social. O estudo de caso foi de uma mulher, 51 anos, submetida a ARG devido afrouxamento asséptico da prótese total de quadril após algumas revisões com utilização de enxerto ósseo.

O dispositivo foi desenvolvido com referência na biomecânica lesional da ARG e em modelos de patentes internacionais de órteses estabilizadoras de quadril. Foi utilizado para a customização do dispositivo: duas cintas de tecido neoprene, 1 metro de elástico e dois fechos com um custo inferior a R$ 150,00. O protótipo de órtese de quadril é constituído de cintas, faixas elásticas e fechos. As cintas da pélvis e da coxa são constituídas de neoprene e são fixados com velcro. As partes da cintura e da coxa estão completamente separadas. Uma faixa elástica fixada por costura na parte lateral da cinta da coxa atravessa na diagonal e é presa por fecho na cinta pélvica. Outra faixa elástica fixada por costura na parte lateral da coxa é presa por fecho verticalmente na porção lateral da cinta pélvica.

Após o desenvolvimento do protótipo foi encaminhado o pedido de patente para o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (BR2020170147180) em 07/07/2017. O modelo foi registrado na categoria de modelo de utilidade, pois foi baseado em órteses estabilizadoras de quadril do mercado internacional porém com características inéditas. O dispositivo gerou melhora no desempenho físico, alívio das dores articulares e musculares e não provocou eventos adversos como coceira, alergias, dor na ferida operatória e quedas ao solo. Contudo, é necessário um estudo mais amplo, com maior número amostral, para gerar conclusões mais significativas. Tenho a intenção de prosseguir com o estudo para confirmar a hipótese se o dispositivo incrementa positivamente a funcionalidade do indivíduo submetido a ARG.

A oportunidade de ingressar no mestrado me proporcionou conhecimento na área de tecnologia assistiva e desenvolvimento de dispositivos biomédicos e por consequência interesse em trabalhar com pesquisa de produtos para pessoas com deficiências. As pessoas com deficiência possuem o direito de alcançarem sua autonomia e independência em todos os aspectos de suas vidas e contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva que favoreça a busca de soluções para essas necessidades foi muito gratificante. Além disso, a dependência de importações de produtos demonstra a necessidade da elaboração de dispositivos que os substituam e assim gerem inovações no país.

Haverá artigos.

 


Compartilhe: