English
- +

17/01/2018

Optimal cut-off points for waist circumference in the definition of the metabolic syndrome in Brazilian adults - The Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil)

Resenha elaborada pela pesquisadora Thiane Cardinal

A síndrome metabólica (SM) é um conjunto de fatores de risco para doença cardiovascular e diabetes mellitus tipo 2. Esses fatores de risco incluem obesidade abdominal, glicemia aumentada, hipertensão e dislipidemia (triglicerídeos elevados e colesterol HDL baixo). No entanto, persistem inconsistências quanto a sua definição, especialmente, quanto aos pontos de corte para obesidade abdominal, verificados pela circunferência da cintura (CC).

Um único ponto de corte para a CC para uso internacional não é possível devido a sua ampla variação entre as populações. Dessa forma, se faz necessário avaliar pontos de corte da CC para definir SM em população brasileira. O Estudo Longitudinal Brasileiro de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) que é uma coorte de 15 mil servidores públicos com idades entre 35 e 75 anos permite fazer esta avaliação.

Em breve com a publicação do artigo “Optimal cut-off points for waist circumference in the definition of the metabolic syndrome in Brazilian adults - The Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil)” saberemos como pontos de corte usados internacionalmente se comportam em relação com a população brasileira.

 

Edição: Luiz Sérgio Dibe

 



Compartilhe: