English
- +

06/03/2011

Pesquisador do IATS lança segundo volume sobre PCDTs

Juntamente com o Ministério da Saúde, Paulo Picon, pesquisador do IATS e editor do livro, cumpre um importante papel na organização e qualificação da atenção à saúde e do próprio SUS com o lançamento de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - Volume II. Os PCDTs (Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas) têm o objetivo de estabelecer os critérios de diagnóstico de doenças e a efetividade do tratamento de pacientes. Além de contribuir para a assistência médica e farmacêutica de qualidade, também auxilia os gestores de saúde na tomada de decisão.

Todos os PCDTs tratam de temas relevantes para a população brasileira e para a gestão do SUS, são revisões e atualizações de protocolos já existentes ou novos, publicados previamente em consulta pública e consolidados em portarias da Secretaria de Atenção à Saúde. A elaboração e publicação de PCDTs, para doenças e condições tratadas com os medicamentos hoje integrantes do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), consolidam o processo de criação de políticas públicas baseadas em evidências científicas.
Paulo Picon é um dos editores responsáveis pelo livro Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - Volume II, lançado recentemente pelo Ministério da Saúde
No ano passado também foi publicado o Volume I e para este ano o Ministério da Saúde pretende dar seguimento ao projeto.

 


Jornalista: Bruna Repetto