English
- +

05/03/2011

Nova sede do CNPq é inaugurada em Brasília


O presidente do CNPq, Carlos Alberto Aragão traçou um panorama sobre o Conselho: “Atualmente o CNPq concede mais de 80 mil bolsas em várias modalidades, apoiando desde jovens pesquisadores, com bolsas de Iniciação Científica, até pesquisadores altamente qualificados, com a modalidade Produtividade em Pesquisa”. O presidente lembrou ainda que em 2011 o número de bolsas pode chegar a 90 mil, além de ressaltar a importância dos 122 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, que produzem pesquisas em todas as áreas do conhecimento e receberam recursos de mais de R$ 600 milhões. Carlos Alberto afirmou que a mudança de endereço é um passo muito importante para aprimorar as atividades desenvolvidas pelo órgão.

Durante a última reunião do ano de 2010 do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), em 27 de dezembro, o então Ministro da Ciência e Tecnologia Sergio Rezende apresentou o relatório do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional - PACTI 2007-2010: principais resultados e avanços.  Rezende afirmou que o setor de C&T no Brasil ganhou impulso na última década. Segundo ele, os balanços apresentados neste final de governo são muito positivos.

“Nestes últimos anos, houve um grande aumento no volume de recursos voltados para pesquisa. Ações estruturantes para a consolidação de um Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia foram fundamentais. Somente nos últimos quatro anos com a implementação do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PACTI 2007-2010) foram investidos R$ 41 bilhões. Atualmente trabalhamos com uma maior articulação com os Estados, investimos mais recursos em empresas inovadoras, houve muitos avanços no marco legal, como a Lei de Inovação, Lei do Bem, e da Biossegurança. E 2010 foi um ano muito especial, pois lançamos também o Livro Azul”, pontou Rezende.

O Livro Azul é um documento de muita densidade formulado a partir da 4° Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação (CNCTI), que contém um conjunto de proposições que serão utilizadas pelo próximo governo para a implementação de Políticas de Estado de CT&I  no sentido de promover o Desenvolvimento Sustentável na próxima década.

A missão do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) é propor a política de Ciência e Tecnologia do país, como parte integrante da política nacional de desenvolvimento, além dos planos, metas e prioridades de governo referentes à C&T, com as especificações de instrumentos e de recursos. Opinar sobre propostas ou programas que possam causar impactos à política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico, bem como atos normativos de qualquer natureza para regulamentá-la, também são atribuições do Conselho. 

Após 30 anos trabalhando em prédios dispersos, os servidores do CNPq concretizam o tão almejado sonho de trabalhar em um único espaço físico. A nova sede está situada próxima ao aeroporto. O novo endereço do CNPq é SHIS QI 1, lote B – Lago Sul - Brasília – DF.

Fonte: site do CNPq

Jornalista: Bruna Repetto