English
- +

29/09/2009

Seminário Qualidade de Vida em Goiás - Cooperação entre os centros de estudos

A doutora Luciane Cruz, pesquisadora do IATS - Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde, foi uma das convidadas no Seminário Qualidade de Vida - Indicadores e Tomadas de Decisão, realizado dia 18 de setembro, em Goiânia. A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da sua Faculdade de Medicina, é também integrante do IATS e e está iniciando seus estudos neste campo.

Assim, na palestra,  a dra. Luciane Cruz pôde compartilhar a experiência gaúcha mostrando o trabalho desenvolvido na UFRGS,  em parceria com o professor Marcelo Fleck, coordenador do grupo WHOQOL no Brasil. Sua palestra abordou também outros projetos de pesquisa do Instituto que têm como objetivo a validação de instrumentos de medição de qualidade de vida, que servirão para uso posterior em estudos de custo-utilidade, conceitos de qualidade de vida e o uso desta informação nas políticas públicas, sendo esta uma das áreas de grande importância nas atividades do instituto.

O convite para a participação no seminário surgiu em decorrência de um questionamento feito pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) quanto ao uso dos instrumentos de medida de qualidade de vida existentes em gestão e saúde.
O sucesso do seminário, visitado pelo professor José Clecildo  representando a Fapeg, culminou no interesse da Fundação em firmar parceria com o instituto na avaliação de pesquisas em qualidade de vida.