English
- +

24/09/2009

Pesquisadores do IATS participam da ISPOR


A 2ª Conferência ISPOR para a América Latina, que aconteceu entre 10 e 12 de setembro no Rio de Janeiro, reuniu participantes de todo o mundo. Organizado pela International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research (ISPOR) e pelo ISPOR Latin America Consortium, o encontro teve como tema Unindo pesquisa e política para melhorar os cuidados à saúde na América Latina, e discutiu práticas visando aperfeiçoar as condições como um todo.

A professora Carisi Anne Polanczyk, coordenadora adjunta do IATS, ministrou um minicurso sobre Health Technology Assessment no dia 10 de setembro, além de participar da plenária Avanços do processo de ATS no Brasil: Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias (REBRATS), que contou com a presença do dr. Álvaro Atallah, do Centro Cochrane no Brasil, como painelista.

O encontro conduzido pela professora reuniu gestores de hospitais, pesquisadores e representantes da indústria farmacêutica e dispositivos, indicando o interesse e crescimento da área de avaliação de tecnologias em saúde. Foram discutidos processos usados atualmente em vários países na introdução de novas tecnologias e as agências envolvidas nesse tipo de processo, além dos vários métodos usados para avaliar a segurança, eficácia e a difusão de tecnologia.

Também integrante do IATS, o professor Denizar Araújo Vianna participou do painel Financiamento de cuidados à saúde: é possível restringir novas tecnologias sem reduzir o nível de saúde de uma população e sem interromper o progresso?. O professor Giácomo Balbinot, a dra. Luciane Cruz e o Dr. Rodrigo Ribeiro, pesquisadores do Instituto, também participaram do evento, que teve o dr. Marcos Bossi Ferraz como co-presidente.