Português
- +

23/01/2019

Pesquisador do ITA será presidente do CNPq

O novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), João Luiz Filgueiras de Azevedo, é pesquisador com histórico de atuação na instituição como membro do Comitê de Assessoramento de Engenharias Mecânica, Naval e Oceânica e Aeroespacial por duas vezes, entre 2002 e 2004 e de 2010 a 2012. Além disso, Azevedo, pesquisador titular do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e professor colaborador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 1992. O CNPq ainda não informou a data da posse.

Azevedo graduou-se em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), entre 1977 e 1981. Realizou o mestrado em Engenharia Aeronáutica e Astronáutica, na Stanford University, nos Estados Unidos da América, durante 1983. Obteve o doutorado também em Engenharia Aeronáutica e Astronáutica, na Stanford University, no período de 1984 a 1988.

Trabalha na área de Engenharia Aeroespacial, sendo que seus interesses de pesquisas estão centrados em Aerodinâmica e Aeroelasticidade, atuando principalmente em aerodinâmica computacional e aerodinâmica não estacionária, aeroelasticidade computacional, e métodos numéricos em mecânica dos fluidos (CFD).

Foi diretor de Transporte Espacial e Licenciamento da Agência Espacial Brasileira (AEB), de 2004 a 2008, e vice-diretor técnico da Empresa Binacional Alcantara Cyclone Space (ACS), de 2008 a 2009. Atuava, até então, como chefe da Divisão de Aerodinâmica e presidente do Conselho de Assessoramento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, ambos do IAE.

É fellow do American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA), membro do Comitê Técnico de Aerodinâmica Aplicada do AIAA desde 2004 e atua no Comitê de Atividades Internacionais do AIAA e na Comissão Editorial da Série de Livros Educacionais do AIAA desde 2009. Além disso, foi diretor científico da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) de 2015 a 2017. É membro do Comitê Executivo do International Council of the Aeronautical Sciences (ICAS), desde 2012.

 

Edição: Luiz Sérgio Dibe

Informações do Portal CNPq