English
- +

22/10/2018

Papel dos INCTs será debatido em atividade da Semana Científica do HCPA

A coordenadora-geral do INCT IATS, Professora Doutora Carisi Anne Polanczyk, faz exposição sobre o papel dos Institutos Nacionais de Ciênica e Tecnologia (INCTs) e sua relação com a sociedade, nesta quinta-feira (25/10), durante a 38ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). As atividades tiveram início hoje e prosseguem até sexta-feira.

Carisi aborda "O caminho da inovação - A função dos INCTs e a iniciativa privada", painel integrante da Mesa Redonda "Academia Brasileira de Ciências e projeto de ciência para o Brasil: uma conversa sobre os rumos da ciência no país", a qual também destaca os desafios e perspectivas da ciência básica e da ciência da saúde no cenário atual brasileiro. A apresentação inicia às 14h, no Auditório José Baldi.

Mais cedo, às 8h, a coordenadora-geral do INCT IATS integra Mesa Redonda "Inteligência Artificial", no mesmo local. A 38ª Semana Científica do HCPA traz este ano o tema geral "Tecnologias disruptivas em saúde". Na cerimônia de abertura, ocorrida na manhã de hoje, a diretora-presidente do Hospital, Professora Doutura Nadine Clausell (foto acima), pontuou que um dos grandes papéis de um hospital universitário, como o Clínicas, é produzir inovação, cruzando ensino, pesquisa e prática.

Em sua fala na cerimônia, a coordenadora da Semana Cientifica e do Grupo de Pesquisa e Pós-graduação, Professora Doutora Patricia Prolla, destacou a abordagem central do evento nesta edição. "Estamos vivendo um momento disruptivo na pesquisa e no ensino e, justamente, será este o tema central que vamos debater durante toda a semana", afirmou.

 

Texto e edição: Luiz Sérgio Dibe