English
- +

18/10/2018

IATS recebe homenagem da Fapergs

Os nove Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) sediados no Rio Grande do Sul serão homenageados hoje em solenidade promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). O evento ocorrerá no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul. Na ocasião também ocorrerá a entrega do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018.

Entre os agraciados estão os quatro INCTs instalados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA): INCT em Ciência e Tecnologia de Genética Médica Populacional, INCT Hormônios e Saúde da Mulher e INCT Pesquisa em Resistência a Antimicrobianos, além do INCT em Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS). Compõem a lista o INCT em Ciências Forenses; o INCT em Tecnologia da Criosfera; o INCT em Geração Distribuída de Energia Elétrica; o INCT em Tuberculose e o INCT para Doenças Cerebrais, Excitoxidade e Neuroproteção.

O IATS será representado na ocasião pela coordenadora-geral Carisi Anne Polanczyk, pelo coordenador-adjunto Antônio Luiz Pinho Ribeiro, e pelos pesquisadores Bruce Duncan, Maria Inês Schmidt, Andreia Biolo, Luis Eduardo Rohde e Daniel Umpierre.

 

O que são INCT’s

O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia tem metas ambiciosas e abrangentes em termos nacionais como possibilidade de mobilizar e agregar, de forma articulada, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país; impulsionar a pesquisa científica básica e fundamental competitiva internacionalmente; estimular o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica de ponta associada a aplicações para promover a inovação e o espírito empreendedor, em estreita articulação com empresas inovadoras, nas áreas do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). A criação dos Institutos conta com parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da FAPERGS.

 

Edição: Luiz Sérgio Dibe