Iats
English
- +

19/07/2018

Oficina do IATS no HTAi abordou coleta de dados reais

A oficina “Coleta e Uso de Dados Reais em Estudos de Microcusteio”, ministrada por pesquisadores do IATS no último congresso HTAi, ocorrido em Vancouver, no Canadá, apresentou passos para a realização de estudos de custo para Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). A atividade integrou a programação científica do evento e reuniu pesquisadores das Américas, da Europa, da Ásia e da Oceania.

Segundo a pesquisadora Ana Paula Etges (IATS/PUCRS), todos os participantes foram desafiados em um exercício prático no qual conduziram análises relacionadas aos cenários de trabalho em seus países. “A oficina proporcionou que os participantes levassem para suas organizações um modelo desenvolvido por eles próprios para orientar futuros estudos. Através de uma atividade colaborativa e prática, cada participante foi provocado a construir sua planilha de mensuração de custos, de modo que todos saíram com um modelo da ferramenta para futuras aplicações em diferentes realidades”, aponta.

Para a pesquisadora Rosane Paixão Schlatter (IATS/HCPA), a atividade promovida pelo IATS no congresso internacional de ATS orientou-se pela mais atual tendência em pesquisa para Saúde, que é a obtenção de “dados do mundo real”. Também representaram o IATS na atividade os pesquisadores Jeruza Lavanholi Neyeloff, Luciane Nascimento Cruz, Sandro Miguel, Maria Angélica Pires Ferreira e Bruna Zanotto.

 
Edição: Luiz Sérgio Dibe