English
- +

06/06/2018

IATS abre inscrições para Curso de Metodologia em ATS

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Avaliação de Tecnologia em Saúde (INCT/IATS) abriu prazo de inscrições para a 3ª Edição do Curso de Metodologia em Avaliação de Tecnologias em Saúde. A iniciativa integra as ações de capacitação de recursos humanos para a saúde pública do país, especialmente profissionais e gestores que atuam com decisão sobre incorporação de tecnologias ao SUS. A formação tem carga de 90 horas de estudos e ocorre na modalidade de ensino a distância (EaD). A elaboração do conteúdo e a estrutura de aprendizagem atendem ao modelo de atuação profissional exigido pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). As aulas acontecem entre 6 de agosto e 30 de outubro.

Para a supervisora do curso, pesquisadora Fernanda D’Athayde Rodrigues (INCT/IATS), a formação em ATS hoje é de fundamental importância, considerando a contínua apresentação de novas tecnologias para a área da saúde. “Ao nos depararmos com uma infinidade de medicamentos, equipamentos, programas em saúde e procedimentos é importante avaliar a eficácia e segurança para incorporação nos diferentes cenários de saúde: atenção primária, hospitais, unidades de pronto-atendimento, entre outros”, aponta Fernanda.

Segundo a pesquisadora, a atualidade impõe um contexto no qual há escassez de recursos versus uma oferta aumentada de tecnologias. “Por isso, a avaliação dessas tecnologias permite ao profissional e ao gestor tomar a decisão de incorporar ou não ao seu cenário de atuação fundamentado nas melhores evidências científicas e valores monetários. O curso dá uma ampla visão dos passos a serem considerados neste tipo de processo. Através dele, o profissional terá capacidade de aplicar e disseminar conhecimentos práticos de ATS nos contextos da atenção à saúde da população, na produção de políticas públicas e estratégias de planejamento econômico”, descreve.

CONTEÚDO

O curso dispõe de material teórico e videoaulas elaborados por professores das universidades públicas que compõem a estrutura nacional do INCT/IATS, todos com experiência no desenvolvimento de estudos requisitados pelo Ministério da Saúde e pela OMS. É um curso prático, com acompanhamento de tutor com experiência em ATS, que auxiliará os alunos na compreensão dos temas abordados. A vantagem de ser em EaD permite que o aluno tenha flexibilidade de horários para estudar. O curso está organizado em quatro capítulos: 1) Avaliação de Tecnologia em Saúde; 2) Desenho de Estudos em ATS; 3) Medidas de Qualidade de Vida; 4) Revisão Sistemática e Metanálise. A certificação é do INCT/IATS.

Clique AQUI para acessar o ambiente de inscrições no Portal Manole Educação.

 

Texto e edição: Luiz Sérgio Dibe