English
- +

31/01/2017

IATS lança Especialização em Economia da Saúde

 

O Ministério da Saúde e o Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS), através do seu Núcleo da Universidade Federal de Goiás (UFG), apresentam o edital para a segunda edição do Curso de Especialização em Economia da Saúde. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas entre 8 e 17 de março e serão realizadas exclusivamente pela internet. A prova escrita, que constitui a primeira etapa da seleção, ocorrerá no mesmo período e deverá ser acessada on-line no ato de inscrição, após efetivada a entrega do formulário com os documentos. As aulas terão início em 10 de maio. A Coordenação Geral será da professora Cristiana Maria Toscano, coordenadora do Núcleo do IATS/UFG.

As atividades estão estruturadas na modalidade de Ensino a Distância (EAD), com carga de 364 horas/aula, e têm como meta promover o fortalecimento da capacidade nacional para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). “O objetivo desse curso é formar gestores e profissionais para atuação técnica nos diversos níveis da gestão pública em Saúde. Essa formação, que chega agora em sua segunda edição, ganha ainda mais importância no atual cenário econômico do Brasil, que desafia gestores à otimização da aplicação dos recursos disponíveis no sistema”, afirma Cristiana Toscano.

Também integram o corpo docente, a coordenadora-geral do IATS, professora Carisi Anne Polanczyk (HCPA/UFRGS) e a coordenadora do Núcleo do IATS na Universidade de Brasília (UnB), professora Maria Regina Fernandes de Oliveira. Os candidatos precisam programar-se para 5 ou 6 encontros presenciais na UnB, com recursos próprios, onde ocorrerão as provas e a apresentação do trabalho de conclusão. 

A coordenadora do curso destaca que as vagas são prioritariamente destinadas a formação de gestores e equipe técnica atuantes no SUS, em seus diversos níveis de gestão. Entre os requisitos de seleção estão possuir graduação completa em curso superior reconhecido pelo MEC; ter cursado pelo menos 16 horas em disciplinas de saúde pública, saúde coletiva, economia da saúde ou equivalentes em cursos de especialização, extensão, pós-graduação strictu sensu ou lato sensu; além de deter conhecimentos básicos em informática e técnicos em língua inglesa para leitura e interpretação de artigos e textos científicos.

As matrículas deverão ocorrer de 19 a 25 de abril. O edital com todas as informações está disponível no site (economiadasaude.iptsp.ufg.br).

 

- Acesse o SITE para mais informações;

- Leia o EDITAL para participar da seleção;

- Conheça os PROFESSORES coordenadores do curso e dos módulos.

 

Currículo do Curso de Especialização em Economia da Saúde:

Modulo 1: Saúde Pública e Conceitos em Epidemiologia

1.        Saúde e seus determinantes

2.        Tópicos em Epidemiologia

3.        Sistemas de Informação em Saúde e fontes de dados em saúde.  

4.        Busca de evidências na literatura científica

 

Modulo 2: Conceitos em Economia, Sistema, Política e Financiamento da Saúde

1.        Fundamentos em Economia da Saúde

2.        Sistemas de Saúde e Organização dos Serviços

3.        Financiamento e gasto em saúde

4.        Microeconomia aplicada à saúde

 

Modulo 3: Gestão de recursos e custos

1.        Gestão dos Recursos do SUS

2.        Economia da Saúde no setor farmacêutico

3.        Ferramentas para investigação empírica – Estatística em Saúde

4.        Gestão de custos

 

Modulo 4: Avaliação Econômica aplicada a  ATS

1.        Avaliação de tecnologia em saúde

2.        Métodos de custeio: custos de doenças e programas.

3.        Análise econômica em saúde e Modelos para Avaliação Econômica

4.        Uso de ferramentas para instrumentalizar o gestor

 
 
Texto e edição: Luiz Sérgio Dibe