Português
- +

30/05/2016

Estruturar ATS é desafio para instituições hospitalares

O Seminário Científico do Centro de Pesquisa Clínica (CPC), do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), reuniu professores, alunos e servidores da instituição médica universitária, ontem, para uma aula de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). A palestrante, professora Carisi Anne Polanczyk, coordenadora do IATS, falou sobre "Avaliação de Tecnologia em Saúde: impacto da crise econômica e os reflexos na Medicina".

Entre as abordagens, Carisi destacou o desafio, para os hospitais, de implementar processos de ATS. "Isso precisa ocorrer em diferentes níveis, observando o momento das tecnologias e capacitando continuamente recursos humanos para as atividades", descreveu. "O Brasil deve continuar evoluindo nesta área, pois o país não tem recursos para pagar tudo, para todos, o tempo inteiro. Escolhas serão necessárias e é preciso estar preparado para fazer a melhor escolha", definiu.

A professora também comentou sobre a necessidade de uma política, demandada pela sociedade, de "desinvestimento", o que representa a retirada de objetos obsoletos da oferta no sistema de Saúde, permitindo alocação de tais recursos em tecnologias mais seguras e custo-efetivas. "Aparelhos de ecografia, por exemplo, deveriam estar somente nas emergências. Para outras áreas, sabemos que há meios diagnósticos mais eficientes", concluiu Carisi.

 

Texto e edição: Luiz Sérgio Dibe