English
- +

14/03/2010

TreeAge auxilia na capacitação de profissionais em ATS

O curso Análise de Decisão e de Custo-efetividade - TreeAge, módulo avançado - foi realizado nos dias 9 e 10 de dezembro, em Porto Alegre, e contou com a participação de pesquisadores e alunos. Promovido pelo IATS e pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e Cardiologia da UFRGS, o treinamento foi ministrado pelos professores Federico Augustovski e Andres Pichon Riviere, do Instituto de Efetividade Clínica e Sanitária da Argentina. Durante o curso foram realizados dois estudos de caso, utilizando como base modelos de Markov e a sua construção através dos softwares Excel e o próprio TreeAge.

A pesquisadora do IATS em Goiânia, Cristiana Toscano, falou da importância do tema abordado: “O curso foi muito prático, iniciando com a conceptualização de um modelo de Markov, passando pela construção do modelo e terminando com o estudo dos dados e a realização de análises de sensibilidade probabilística”. Para Toscano, a área de avaliação econômica de tecnologias em saúde demanda profissionais altamente capacitados e que tenham uma ampla e sólida formação acadêmica nas áreas de economia, medicina e estatística. “É muito bom contarmos com estes momentos e aproveitarmos a oportunidade para continuarmos a aprender”.

A nutricionista Kamila Santos, que também participou do treinamento, destacou a sua impressão: “O curso foi muito instrutivo, pois trata de um tema com o qual estamos todos diretamente relacionados, além de capacitar diversos profissionais que trabalham na construção da Avaliação de Tecnologia em Saúde”.

O curso do TreeAge mostrou o quanto este software pode ser utilizado como uma ótima ferramenta em estudos que envolvam a relação custo-efetividade e a avaliação econômica em saúde.

 

Jornalista: Bruna Repetto