English
- +

29/05/2015

The Guardian entrevista presidente do CNPq

A entrevista com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Hernan Chaimovich (foto acima), é parte de um caderno especial que coloca o Brasil como um país próximo de se tornar o maior centro de tecnologia e inovação do hemisfério sul. Ao longo de suas 28 páginas, o caderno produzido pela "The Report Company" e distribuído pelo diário britânico "The Guardian" apresenta um panorama sobre educação, ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

Na entrevista concedida, Hernan Chaimovich falou sobre o setor educacional, destacando o processo de implementação das universidades brasileiras e o início das pesquisas científicas no país. Destacou, ainda, a importância que teve a implementação das primeiras universidades e o investimento em pesquisas para o desenvolvimento nacional em áreas estratégicas como a produção agrícola e a extração de petróleo.

Para o presidente do CNPq, o início da "extração de petróleo nas camadas do pré-sal não seria possível se o Brasil não tivesse investido anteriormente na formação de engenheiros, cientistas, matemáticos e profissionais técnicos em várias áreas do conhecimento". "Sem nossa pesquisa agrícola, nunca teríamos nos tornado um dos mais proeminentes países produtores de alimentos do mundo", comparou.

Confira a entrevista completa AQUI.
 
 
Edição: Luiz Sérgio Dibe