English
- +

26/11/2014

Workshop reuniu especialistas em ATS no México

Entre os dias 6 e 7 de novembro de 2014, foi realizado na Cidade do México o primeiro Workshop de Capacitação para América Latina do ADVANCE-HTA. Trata-se de um projeto de pesquisa financiado pela Comissão Européia, o qual envolve um consórcio de 13 instituições parceiras e é coordenado pela London School of Economics (LSE).

De acordo com o pesquisador do IATS, Steffan Stella, que participou do encontro, a ação reúne especialistas com vasta experiência nas áreas de política de saúde, economia da saúde, metodologias de saúde e de pesquisa, acesso a medicamentos, políticas farmacêuticas, dispositivos médicos, e de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). "O objetivo é fazer avançar e fortalecer as ferramentas e práticas metodológicas relacionadas com a aplicação da ATS", descreve Steffan.

No workshop, estiveram presentes representantes (foto acima) de quase todos os países latino-americanos onde tem sido produzidos estudos de ATS. O IATS também foi representado pela Profa. Dra. Patrícia Coelho Soárez.

"Nos dois dias do evento foram abordados temas de relevância no contexto atual de uso das avaliações econômicas em saúde nos processos de tomada de decisão nas Américas. Além disso, ocorreram exposições, discussões e debate de perspectivas no âmbito dos sistemas de saúde do Reino Unido e da Espanha, que poderão ser aplicadas ou adaptadas para a nossa realidade no Brasil", relata o pesquisador do IATS.

Segundo ele, destacaram-se na condução do workshop os professores Panos Kanavos (London School of Economics), Jaime Espin (Escola Andaluza de Salud Publica), John Cairns (London School of Hygiene & Tropical Medicine) e Andres Freiberg (NICE international).
 
Edição: Luiz Sérgio Dibe