English
- +

10/10/2014

Encontro na Argentina exibe resultados de cooperação internacional

Um encontro entre profissionais do Brasil, Argentina e Uruguai, nos dias 8 e 9 de outubro, marcou a apresentação final dos trabalhos iniciados durante o Projeto de Cooperação para Desenvolvimento de Avaliações Econômicas em Saúde no Mercosul. Na atividade, ocorrida em Buenos Aires, também foram debatidos e avaliados aspectos teóricos, de revisão da literatura e modelagem analítica utilizados no processo, além da relevância na tomada de decisão da incorporação da tecnologia em estudo.

Para o pesquisador do IATS, Steffan Stella, que atuou como tutor nas ativdades ao longo do ano passado, a participação dos pesquisadores brasileiros foi fundamental na construção, entre os países participantes da cooperação, de grupos fortes e competentes para condução de avaliações econômica na America Latina. "Apesar de características peculiares, os sistemas de saúde no Mercosul têm muitos pontos em comum. O debate e a integração promovidas entre os grupos que conduzem as avaliações econômicas só vêm a contribuir para o crescimento de todos e para a sustentabilidade dos sistemas de saúde", definiu Steffan.

Em 2013, o IATS conduziu um ciclo de tutorias para compartilhar o conhecimento e estimular o próprio desenvolvimento de  ATS entre os parceiros da cooperação. Como resultado, os participantes conduziram trabalhos originais, sob demandas de suas realidades nacionais, regionais e locais. A iniciativa fez parte das ações para transferência de conhecimento e formação de recursos humanos determinadas como meta pela coordenação do Instituto.

FOTO: Juan Altuna, Steffan Stella, Analía Amarilla, Verónica Sanguine, Misani Ronchini, Nicolás Vacarezza, Javier Díaz, Roberta Wichmann, Marina de Freitas e Celeste Dondi

 

Edição e texto: Luiz Sérgio Dibe