English
- +

11/09/2014

HCPA promove olhar local sobre a experiência global TedMed

Em sessão especial, ontem, o Grand Round do HCPA integrou-se à iniciativa global TedMed Live 2014, que conectou 140 países no compartilhamento de conferências, ao vivo, com abordagens criativas e desafiadoras sobre a atividade médica. Em Porto Alegre, dezenas de médicos, pesquisadores e estudantes se reuniram para apreciar o ciclo de palestras que prosseguirá até amanhã. Após a sessão de abertura, lideranças do corpo acadêmico do HCPA repercutiram o conteúdo global exposto sob as óticas local e nacional.

Intercaladas com performances artísticas, as palestras da primeira sessão do TedMed abordaram a história da cólera há 500 anos na América; aspectos econômicos, sociais e ambientais sobre a prática da medicina; a hipótese sobre o benefício do aleitamento materno para a saúde cardiovascular da mulher e o efeito placebo na medicina.

Entre os temas destacados esteve a busca pelo chamado "erro zero", perseguido como um parâmetro ideal no exercício da medicina. "Vivemos em um tempo de intolerência com o erro. As pessoas querem 100% de acerto na decisão médica e nós médicos somos muito exigentes com o resultado do nosso trabalho. Porém, precisamos lembrar que o erro zero é algo inatingível, embora deva ser perseguido. O que devemos fazer é aprimorar a aplicação das evidências científicas. Qualificar a comunicação com o paciente para que a decisão seja cada vez mais compartilhada. Além disso, é fundamental que pratiquemos a transparência com relação aos eventuais erros para que eles sejam lição para imediatas e futuras correções", definiu a médica Carisi Anne Polanczyk. A coordenadora adjunta do IATS integrou o bate-papo com os médicos pesquisadores James Fleck, Flávio Danni Fuchs, Erno Harzheim e José Roberto Goldim.

Foi a primeira vez que a capital gaúcha esteve conectada ao TedMed. Para a médica Ana Claudia Tonelli (foto), responsável pela iniciativa no hospital, o objetivo da ação é inspirar a comunidade local com o conhecimento que é partilhado por expoentes globais da atividade médica. "O TedMed é um espaço de liberdade para ideias inovadoras e inspiradoras que podem contribuir para fomentar a proatividade, o empreendedorismo e outras iniciativas provocadoras em nossa comunidade", explicou.

As atividades terão prosseguimento hoje (11/9), a partir das 13h30min, no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque. O encerramento ocorrerá amanhã (12/9), a partir das 13h45min, no Auditório José Baldi.

 

Texto e edição: Luiz Sérgio Dibe

Fotos: Clóvis Prates / Coordenadoria de Comunicação do HCPA