English
- +

14/05/2009

Tecnologia em saúde ganha um instituto para avaliação

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) inaugurou ontem o Instituto para Avaliação de Tecnologia em Saúde (Iats).

Implantado com verbas conquistadas por professores da Ufrgs em recente edital de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Saúde, o espaço pretende ser uma referência na produção de orientações e avaliações críticas de tecnologias em saúde, com resultados e produtos nas áreas científica, tecnológica, de formação de recursos humanos e também de disseminação de conhecimentos.

Esse projeto nacional, liderado pelo Hospital de Clínicas e pela Ufrgs, será, também, segundo o coordenador do instituto, professor Flavio Fuchs, um espaço para pesquisa de novas tecnologias destinadas à prevenção de doenças.

"É uma entidade nacional, um avaliador técnico", explicou. No instituto, serão feitas pesquisas em áreas como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, HIV/Aids, hipertensão arterial, síndrome da apneia do sono, e outras.

A proposta do HCPA é que o espaço seja um polo nacional para a prestação de serviços de avaliação de tecnologias para o sistema de saúde do país.

Carisi Polanczyk, vice-coordenadora, e
Flavio Fuchs, coordenador (Foto: Antônio Sobral)

O Iats também será participante no desenvolvimento de uma rede de apoio à gestão do Ministério da Saúde e das secretarias estadual e municipal, e parceiro do Ministério Público e poder Judiciário. Será voltado, ainda, ao ensino, com cursos de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. A professora Carisi Anne Polanczyk será a vice-coordenadora do novo instituto.

Fonte: Correio do Povo