English
- +

13/12/2013

IATS apresenta Grupo de Pesquisa de ATS em Psiquiatria

Produzir e divulgar pesquisas de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) para a área de Saúde Mental, instrumentalizar pesquisadores, dialogar com outras iniciativas de pesquisa - promovendo a inclusão de ATS em suas práticas - são alguns dos objetivos do Grupo de Avaliação de Tecnologias em Saúde em Psiquiatria (GATS-P). Contudo, o propósito majoritário do GATS-P é gerar informação para que as políticas públicas de saúde mental no Brasil sejam racionais e baseadas em evidências científicas de qualidade.

De acordo com as diretrizes determinadas pelo GATS-P, este objetivo principal representa o esforço pela mudança do atual cenário nacional, no qual as decisões sobre intervenções que devem ser incorporadas ao SUS acabam baseadas em referenciais ideológicos, negligenciando o avanço do conhecimento na área da psiquiatria na última década. Além da atuação em pesquisa, estão incluídas entre as atividades do grupo iniciativas educacionais, como a manutenção de disciplina com foco em avaliação de estudos de custo-efetividade no Programa de Pós-graduação em Psiquiatria da UFRGS.

O GATS-P é formado por Ana Flávia B. S. Lima, Jacques J. Zimmermann, Mírian Cohen, Sandro R. P. S. Miguel, todos médicos psiquiatras; pela enfermeira Ângela Bagattini e pela estatística Patrícia K. Ziegelmann. A coordenação é da médica psiquiatra Luciane Nascimento Cruz. Para ela, Saúde Mental é uma das áreas mais carentes de estudos bem conduzidos para avaliação das intervenções oferecidas pelo sistema público. "Pesquisadores que promovem produção e formação em ATS e Saúde Mental são raros no Brasil, o que justifica a definição das diretrizes e linhas de atuação do GATS-P", aponta a coordenadora.

Luciane lembra que o grupo iniciou sua formação em 2012, tendo como primeira contribuição científica na área de ATS o artigo de revisão “Mental Health Economics: insights from Brazil”, publicado em abril desse ano, no periódico Journal of Mental Health. Tal estudo foi elaborado a convite da editora da revista, professora Anita Patel, do Centre for the Economics of Mental Health (CEMH) do Institute of Psychiatry - King´s College of London, no qual membros do GATS-P estiveram em visita em janeiro daquele ano.
 
GATS-P: pesquisadores Jaques, Ana Flávia, Luciane, Ângela, Míriam e Sandro, no IATS
 
 
Texto, edição e fotografia: Luiz Sérgio Dibe