English
- +

09/12/2013

IATS obtém destacada avaliação do CNPq

"A despeito de ser uma área de pequena tradição no país, a produção científica do INCT (ATS) é de grande magnitude e de excelente impacto". Diante dessa justificativa, o IATS recebeu avaliação sob conceito "excelente", no quesito Pesquisa, pelos consultores convidados pelo CNPq para julgar o desempenho dos INCTs de todo o país. Os relatórios de produtividade haviam sido entregues na metade do ano e as notas foram divulgadas na última semana.

Ainda no campo da Pesquisa, o IATS obteve conceito “excelente” na avaliação sobre a contribuição para o fortalecimento da rede nacional de pesquisa e foi aprovado pela qualidade de sua produção científica, de acordo com os critérios exigidos dos INCTs no Brasil.

O IATS também foi integralmente aprovado em sua capacidade de Transferência de Conhecimento à sociedade civil e ao poder público. Na avaliação Geral, o Instituto foi considerado um INCT de “Alta relevância”. Já no campo Formação de Recursos Humanos, o consultor destacou que a função do IATS não é a de atender às necessidades do país, mas sim "formar novos formadores que, ao longo do tempo, poderão então formar os quadros técnicos capazes de suprir as grandes deficiências neste campo”, apontou o relatório.

Para o coordenador do IATS, professor Flávio Fuchs, todos os INCTs, em tese, têm demandas multifacetadas, incluindo inovação, transferência de conhecimentos e formação de recursos humanos. "No IATS elas são explícitas e de importância similar, aumentando a exigência quanto a sua atuação. A avaliação em tela mostrou claramente que estamos nos saindo muito bem em todos os aspectos, contribuindo para que a Avaliação de Tecnologias em Saúde atinja rapidamente a maturidade necessária para o país. Pesquisadores e equipe técnica do IATS estão muito felizes com a avaliação, mas com compromissos redobrados para manter tal padrão de excelência", assinalou Fuchs.

 

Texto e edição: Luiz Sérgio Dibe